Vacinação contra a Polio continua

15/06/2010

Durante toda a semana que passou a Secretaria Municipal de Saúde vacinou crianças com menos de cinco anos contra a Poliomielite (paralisia infantil). O "Dia D" da campanha foi no sábado, mas quem ainda não levou os filhos menores de cinco anos a uma Unidade de Saúde ainda pode levar para que os mesmos tomem a primeira dose das gotinhas.

Até o último sábado 78% de crianças de 0 a 1 ano haviam sido vacinadas e 88% das crianças entre 1 e 4 anos.

Para mobilizar os pais a Secretaria Municipal de Saúde pôs nas ruas o já tradicional Trenzinho com os bichos animados, objetivando atrair a atenção das crianças.

O objetivo da campanha é manter o Brasil livre da doença. Em que pese Santa Catarina não registrar casos da doença há duas décadas, a vacinação é importante para prevenir a reintrodução do vírus que ainda existe em países africanos e asiáticos.

"Principalmente este ano em que a Copa do Mundo é na África e muitas pessoas viajaram para lá, a vigilância tem que ser ainda maior", ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Murilo Cordeiro.

A segunda etapa da Campanha está marcada para o dia 14 de agosto. Os pais devem levar a caderneta de vacinação às Unidades de Saúde para colocar em dia outras vacinas e anotar também a vacina contra a Poliomielite.

(Texto e fotos: Secretaria Municipal de Saúde)