Vem aí a 2ª Etapa de Vacinação contra a Polio

06/08/2010

O próximo sábado, 14 de agosto, será o "Dia D" da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a conhecida Paralisia Infantil.

Devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos, incluindo aquelas que por algum motivo não tenham recebido a primeira dose da vacina, distribuída no mês de junho deste ano. A vacinação contra a paralisia infantil é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina.

O município de Tijucas tem como meta vacinar 2.142 crianças menores de 5 anos, sendo que destas, 462 têm menos de 1 ano de idade. Para atingir esta meta, a Secretaria Municipal de Saúde já começou a vacinar as crianças do município, promovendo a campanha uma semana antes do Dia D.

Para as crianças moradoras de áreas mais afastadas do centro da cidade, a vacinação está sendo realizada casa a casa através das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Já na área urbana a vacina está sendo distribuída diariamente nas salas de vacinação da Unidade de Saúde Central Orlando Barreto, além das Unidades de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, e da Unidade de Saúde Reinoldo Rosa, no bairro Joáia.

As crianças estudantes de creches públicas também estarão recebendo a vacina entre os dias 9 e 13 de agosto. No mesmo período, outros dois pontos também estarão oferecendo vacina: o Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito e o Hipermercado Koch, ambos ficam no centro da cidade e concentram grande movimentação de pessoas durante todo o dia.

Confira aqui o cronograma de vacinas contra a polio nos bairros e localidades de Tijucas.

Mais informações na Secretaria da Saúde pelo telefone (48) 3263-8800.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Arquivo PMT)