Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em estabelecimentos de Tijucas

01/04/2013

A Vigilância Sanitária de Tijucas está trabalhando de formaintensa na fiscalização de estabelecimentos responsáveis pela comercialização emanipulação de alimentos no município.

Durante as últimas semanas a equipe de fiscais realizou diversasvistorias em mercados e açougues da cidade a fim de verificar as condições dearmazenamento, manipulação e procedência dos alimentos comercializados.

De acordo com o Fiscal de Vigilância Sanitária, GilbertoGuedes, "na primeira vistoria, caso seja encontrada alguma irregularidade, nósorientamos o proprietário do estabelecimento e cobramos a regularização dasituação, fazendo nova vistoria alguns dias depois" - afirma.

Nesta segunda visita, caso ainda não esteja de acordo com oque determina a legislação, o estabelecimento é notificado pela Vigilânciaatravés de um auto de intimação e volta a ser visitado depois de um determinadoprazo. Somente após esta etapa, se ainda não tiverem sido adotadas asprovidências determinadas pela Vigilância, o estabelecimento é interditado efica impedido de funcionar até que a situação seja totalmente regularizada.

A Fiscal Sanitária Rozani Saramento Casas afirma que recentementefoi preciso interditar um mercado em Tijucas por apresentar risco sanitário imediato."Já encontramos situações bem graves que nos obrigaram a interditar o comérciopor falta de higiene, mau condicionamento dos alimentos, risco de contaminaçãopor embalagens armazenadas em local incorreto e também por constatarmos a presençade animais roedores nos locais em que eram guardados e manipulados os alimentos"- diz a Fiscal.

Ela ainda afirma que também foi preciso notificarestabelecimentos que comercializavam carne de origem animal de procedênciaduvidosa. Em todos os casos a comercialização só foi restabelecida após liberação da Vigilância Sanitária.

O trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária éregulamento pela Lei Estadual número 6.320/83, de Santa Catarina. Entre as exigênciasdispostas na lei, destaque para o artigo 30 o qual estabelece que "toda pessoaque produza, fabrique, transforme, comercie, transporte, manipule, armazene oucoloque à disposição do público, inclusive ao ar livre, alimentos e/ou bebidas,deve obedecer aos padrões de higiene e salubridade estabelecidos em lei eregulamento".

As vistorias são feitas de forma constante pela equipe e nospróximos meses os fiscais estarão visitando todas as panificadoras, mercados,açougues, restaurantes e demais estabelecimentos ligados ao setor daalimentação em Tijucas para verificar a regularidade dos mesmos.

Algumas visitas são acompanhadas por médicos veterinários etécnicos da CIDASC, os quais auxiliam na avaliação dos locais e produtos.

O Setor também recebe denúncias da comunidade. Caso vocêsaiba de algum estabelecimento que esteja funcionado de forma irregular oudesrespeitando a legislação vigente, informe a Vigilância Sanitária de Tijucaspelo telefone (48) 3263-4452.

*As fotos publicadas nesta reportagem foram retiradas durante a fiscalização dos estabelecimentos, no momento da notificação ou interdição, portanto, antes de passarem pelas adequações exigidas pela Vigilância para voltarem a funcionar.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Vigilância Sanitária de Tijucas)