Vigilância alerta para prazo de validade de garrafões de água

18/08/2010

Embora muitos não percebam, as embalagens retornáveis de plástico (tipo garrafão) para consumo de água mineral possuem prazo de validade e a data precisa ser respeitada.

De acordo com Zenir Carvalho, da Vigilância Sanitária de Tijucas, os garrafões, conhecidos como "bombonas de água mineral" têm 3 anos de validade e a data precisa estar impressa na na parte inferior ou lateral da embalagem.

"Trata-se de um prazo de validade específico para uso da garrafa, independente do prazo de validade da água mineral armazenada no interior da embalagem, ou seja, são duas datas diferentes a serem verificadas." - diz Zenir.

A observação deste prazo é disciplinada pela Portaria nº 387/2008 do Departamento Nacional de Produção Mineral. De acordo com o órgão, três anos é o tempo máximo que a embalagem suporta desgastes com limpeza, estocagem e transporte.

"Por isso a importância de observar a data e devolver ao fornecedor qualquer embalagem que estiver em desacordo com a validade. Caso o comerciante se negue a receber a embalagem, o consumidor deve informar o caso à Vigilância Sanitária que tomará as providências necessárias" - complementa Zenir.

A Vigilância já está atuando em todo o município fiscalizando e orientando o comércio a respeitar a portaria e a partir desta semana dá início a um trabalho de informação e conscientização dos consumidores através da Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeitura.

Em caso de dúvidas ou denúncias, ligue para a Vigilância Sanitária de Tijucas no telefone (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem ilustrativa)