Agosto Dourado: Evento celebra a importância da amamentação e cuidados com a gestação

17/08/2023 9:50

Cerca de 30 gestantes se reuniram no Casarão Gallotti para comemorar o “Agosto Dourado”, uma campanha que destaca a importância da amamentação e do cuidado com a gestação. Repleto de atividades significativas, como a pintura de barriga, sorteio e uma aula de amamentação, o evento realizado pela Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde, se tornou um marco na jornada das futuras mamães, proporcionando um espaço de conexão, aprendizado e celebração.

“A amamentação não é apenas uma fonte de nutrição vital nos primeiros meses de vida do bebê, ela também fortalece os laços emocionais entre mãe e o recém-nascido. Com nutrientes essenciais e anticorpos que protegem contra doenças, a amamentação oferece um começo saudável e resiliente. Cada gestação é uma jornada única e sagrada, merecendo respeito, informação e apoio, em resumo foi isso que proporcionamos no evento”, afirmou a médica clínica geral, Ana Paula Pasin Boger, que atende a UBS da Nova Descoberta.

Pintura de Barriga

A pintura de barriga, um ponto alto do evento, trouxe um toque artístico e emocional à celebração. As barrigas das grávidas se tornaram telas em branco para expressar a maternidade de maneira única e vibrante. Enfermeiras locais trabalharam com as gestantes para criar designs personalizados, transformando as barrigas em verdadeiras obras de arte que simbolizam a conexão profunda entre mãe e bebê, mesmo antes do nascimento.

Sorteio

O evento também viu a animação crescer com o tão esperado sorteio entre gestantes. Marcas parceiras e apoiadoras da campanha contribuíram generosamente com prêmios que variavam de cestas de produtos, fraldas e outros mimos. O sorteio não apenas trouxe alegria às gestantes, mas também enfatizou a importância do apoio mútuo e da comunidade durante essa fase tão significativa da vida.

Aula de Amamentação

Uma aula de amamentação ministrada pela enfermeira obstetra, Thavane da Llano Leal, proporcionou uma oportunidade vital de aprendizado e compartilhamento de informações. As gestantes puderam entender melhor os benefícios da amamentação, conhecer técnicas para um posicionamento confortável e receber orientações sobre como enfrentar desafios comuns. A aula não apenas preparou as futuras mães para uma jornada lactante saudável, mas também criou um ambiente de apoio e compreensão entre as participantes.

“O evento do Agosto Dourado não foi apenas uma celebração passageira, mas um momento de conexão e aprendizado que deixará um impacto duradouro nas vidas das gestantes envolvidas. Através das atividades, as futuras mães receberam mais do que apenas informações – elas foram presenteadas com um espaço onde puderam compartilhar suas expectativas, preocupações e alegrias”, comentou a coordenadora da Atenção Básica de Tijucas, a psicóloga Cassiana Pirath.

Ao final do evento, a mensagem era clara: a maternidade e a amamentação merecem ser celebradas, apoiadas e valorizadas. As gestantes saíram do encontro não apenas com belas barrigas pintadas, prêmios em mãos e conhecimento adquiridos, mas também com um senso de comunidade e um propósito renovado em suas jornadas para a maternidade.

Texto: Patrícia Ferreira |Fotos: Divulgação