Agosto Lilás: Tijucas promove encontro de conscientização sobre a violência contra a mulher

24/08/2021 11:13

Na manhã desta terça-feira (24) agentes comunitárias de saúde e mais algumas profissionais da área estiveram reunidas no anfiteatro Leda Regina de Souza para participar do Encontro Agosto Lilás. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Ação Social de Tijucas teve por objetivo discutir sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres.

O evento foi aberto pelo vice-prefeito de Tijucas, Sérgio Fernandes Cardoso e pelo secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, e contou com a presença da deputada estadual Paulinha Silva.

“Fico muito feliz por estar aqui hoje e por poder começar o dia em um evento dedicado a um tema tão importante e necessário para todas nós, mulheres. Este assunto não é exclusivo do público feminino e precisa ser debatido também pelos homens. Que possamos ampliar essa discussão e chegar a um número cada vez maior de pessoas impactadas por esta mensagem de respeito à mulher”, disse a deputada.

O vice-prefeito também se manifestou na ocasião e agradeceu a todos pela presença. “É extremamente importante debatermos este tema e realizarmos ações como esta que acontece hoje em Tijucas. Parabéns às secretarias de Saúde e Ação Social por esta iniciativa e espero que a partir deste encontro todos aqui atuem como multiplicadores deste trabalho de conscientização”, disse.

SOBRE O AGOSTO LILÁS

Criado a partir da Lei Maria da Penha, que neste mês completou 15 anos, o “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher que tem por objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, além de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

De acordo com o secretário de saúde, os casos aumentaram muito durante a pandemia. “Infelizmente o número de casos de violência e abusos contra a mulher, inclusive contra crianças, tem aumentado muito durante a pandemia. As agressões, sejam elas físicas, verbais ou psicológicas têm acontecido 24 horas por dia. E isso tem que acabar. Temos que nos unir para combater esses comportamentos”, afirmou o secretário.

Durante o evento foram realizadas palestras com as psicólogas Rosely Steil e Sara Rosa e também com a policial militar Tayse Caroline.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza