Agricultores são incentivados a destinar adequadamente embalagens de agrotóxicos em Tijucas

02/07/2021 12:14

A secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas estará realizando a terceira edição do projeto Campo Limpo entre os dias 6 e 8 de julho. A ação tem como objetivo recolher embalagens de agrotóxicos e defensivos agrícolas usados pelos produtores rurais do município.

De acordo com o secretário da pasta, Odirlei Resini, o projeto também busca conscientizar empresários, agricultores e a população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de agrotóxicos.

“Utilizados com a finalidade de exterminar ou evitar pragas na plantação, os produtos são nocivos à saúde humana, de animais e podem provocar contaminação, caso sejam reutilizados. Devido ao seu alto poder de toxidade, o seu manuseio requer muito cuidado”, ressalta o secretário.

O projeto, que conta com apoio Agropecuária Agro Steil, será realizado diretamente com os produtores rurais em suas propriedades, passando pelas estradas principais, oportunizando assim o descarte correto das embalagens.

Confira o cronograma:

• Terça-feira (06) - Terra Nova, Campo Novo e Oliveira;
  • Quarta-feira (07) - Timbé, Itinga e Nova Descoberta;
  • Quinta-feira (08) – Nas demais localidades.

Dados de Tijucas

Em 2019, na segunda edição da campanha, foram recolhidas aproximadamente 1.500 embalagens vazias de agrotóxicos, emitindo cerca de 32 notas de devolução dos recipientes. Todo o material recolhido foi destinado para a Indústria Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em São Paulo, onde passou por um processo de reciclagem ou incineração.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza