Alerta da Defesa Civil aponta para temporais com chuva intensa e volumosa entre quarta e quinta

22/11/2023 14:31

Entre a quarta (22) e a quinta-feira (23) o risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

A partir da quarta (22) o processo de formação de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem novas instabilidades associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina, principalmente no período entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (23), a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as chuvas na metade leste do estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde.

Os maiores acumulados estão previstos para ocorrer entre o Extremo Oeste, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis, com acumulados entre 70 e 130 mm no período, com pontuais que podem se aproximar de 150 mm. Destaca-se, ainda, que as chuvas mais intensas e volumosas devem ocorrer sobretudo entre a tarde e noite da quinta-feira (23). No Planalto Sul e Litoral Norte os volumes devem variar entre 60 e 100 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. No Litoral Sul, os acumulados esperados variam entre 30 e 50 mm.

Texto e Arte: Defesa Civil de Santa Catarina