Apoio da comunidade é fundamental para eliminar focos do Aedes Aegypti em Tijucas

31/01/2023 13:12

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Vigilância em Saúde, volta a reforçar a importância da conscientização e do combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como a eliminação de seus criadouros. Neste período do ano, em que há grande proliferação do mosquito, a atenção com o transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya deve ser redobrada.

“Cada um precisa fazer a sua parte para que não tenhamos novos casos de dengue em nosso município. A equipe de endemias continua visitando e orientando a população, mas sem a colaboração da comunidade não será possível o combate eficiente ao mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte em sua casa, eliminando água limpa parada”, solicita o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Até agora, o município de Tijucas não tem nenhum caso confirmado de dengue, zika ou chikungunya, mas já conta com 16 focos ativos do mosquito Aedes Aegypti. O Centro e os bairros Praça, Joáia e Areias possuem focos do mosquito transmissor, mas ainda não são considerados infestados.

De acordo com Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, neste período de verão, estão sendo intensificados os trabalhos de monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, através de visitas casa a casa, procurando possíveis criadouros e reforçando as orientações de controle.

“Além de verificar as denúncias, também estamos realizando vistorias de armadilha e de pontos estratégicos do município, ou seja, locais que naturalmente possuem depósitos que podem servir como criadouros de vetores. Estes locais são vistoriados a cada 14 dias, devido ao período de incubação do mosquito que é de 3 a 15 dias”, ressalta Idarleni.

Denúncias

Além de cuidar para não acumular água limpa parada em seu quintal, você pode denunciar algum local que não está sendo devidamente cuidado pelo proprietário. Acesse o site da prefeitura (www.tijucas.sc.gov.br) e faça sua denúncia na Ouvidoria Municipal. Para que a denúncia tenha validade é preciso fazer o cadastro, mas fique tranquilo, pois os dados são mantidos sob total sigilo.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza