Artista tijuquense é destaque na Beinal do Lixo em São Paulo

06/06/2022 8:22

O artista plástico tijuquense Rafael Zaca participou da 1ª Bienal do Lixo no Parque Villa-Lobos em São Paulo, um projeto cultural que reúne obras de arte feitas a partir de material de descarte. O evento foi encerrado ontem (05) e teve por objetivo estimular uma reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente.

Rafael Zaca foi escolhido como representante do Estado de Santa Catarina para o evento e foi premiado pela escultura de uma mulher e seu cachorro, tudo feito com material reciclável: 80 pneus, madeira de demolição e ferro de construção.

“O tema era livre, por isso criei uma predadora com objetivo de retratar o empoderamento feminino da sociedade atual. Quis retratar a independência, a força da mulher, por isso fiz essa escultura feminina de predadora e seu cão de caça”, explica o artista Rafael.

Proposta de nova escultura

Tijucas já conta com outras esculturas do artista em locais públicos e em reunião recente com o prefeito, foi apresentado um novo projeto de criação de animal pré-histórico: um crocodilo. De acordo com o projeto, o “Megalodino” deve ser instalado saindo do Rio Tijucas, próximo ao conhecido dinossauro “Dino”, na Praça Henrique José Ternes.

A reunião com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, contou com participação da secretária municipal de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva e dos vereadores Erivelton Danone e Cláudio Oliveira (da Saúde).

Apelo à reciclagem

De acordo com Paula Regina da Silva a ideia é valorizar o artista local, bem como utilizar uma escultura impactante para mostrar a importância da reciclagem e da preservação ambiental através de uma arte sustentável e ecologicamente correta.

“Temos orgulho de ter em nossa cidade um artista premiado e de alto nível como o Rafael Zaca, por isso queremos valorizar este profissional. Suas obras certamente atrairão turistas para nossa cidade”, destacou a secretária na reunião.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação