Assinado contrato com empresa vencedora do concurso do Centro Histórico

23/02/2022 15:02

Nesta terça-feira (22) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e a secretária de Cultura, Juventude e Turismo, Paula Regina da Silva, assinaram o contrato com a empresa Furcolin Paisagismo Ltda., de Campinas, ganhadora do concurso público nacional de anteprojeto de arquitetura e urbanismo do “Centro Histórico do Casarão Gallotti”.

Durante a assinatura os arquitetos apresentaram ao prefeito todo o projeto de revitalização das ruas do entorno do Casarão Gallotti, que era o objeto do edital, e as sugestões adicionais que poderão ser utilizadas futuramente em novas etapas de execução.

“Nosso objetivo com o concurso foi buscar ideias para as ruas que cercam o Casarão Gallotti e é esta etapa que vamos executar neste momento. Paralelo a isso também já temos algo encaminhado para os fundos do Casarão Gallotti e que vai ser integrado a este projeto de vocês”, disse o prefeito.

O trabalho vencedor é um anteprojeto que, agora, será ajustado, finalizado e transformado no projeto executivo, que então irá para licitação a fim de que sejam iniciadas as obras. Pela proposta contratada, será feita a reurbanização viária da região, contemplando as ruas Coronel Gallotti, Maria Gallotti e João Bayer. As vias terão pavimento diferenciado, ciclovias e todo um trabalho de paisagismo para que o espaço valorize o patrimônio histórico e cultural de Tijucas.

“Ficamos muito felizes com o resultado do concurso e com a oportunidade de colocar em prática o nosso tão sonhado projeto de revitalização do Centro Histórico do Casarão Gallotti”, disse a secretária Paula.

SOBRE O CONCURSO

O Concurso Público Nacional de Ideias do Anteprojeto
de Arquitetura e Urbanismo do Centro Histórico do Casarão
Gallotti foi organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e compreendia uma área de intervenção em três trechos: rua Coronel Gallotti; rua Maria Gallotti e rua João Bayer.

O edital foi aberto a profissionais de arquitetura de todo o Brasil e após análise de comissão julgadora, três trabalhos foram selecionados como vencedores. Saiba mais aqui.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva