Atualização das chuvas: Tempo melhora e Rio Tijucas registra queda no nível

09/10/2023 10:23

A situação das chuvas em Tijucas tem se estabilizado nas últimas horas com ausência de chuvas e com o nível do Rio Tijucas registrando queda gradual. A medição, que chegou a mais de 6,30m durante o final de semana, hoje está em 5,88 metros, segundo última medição realizada às 9 horas na régua de São João Batista.

A Defesa Civil Municipal, em colaboração com as demais secretarias, segue com o atendimento à comunidade e, em paralelo, elabora um levantamento completo dos estragos registrados na cidade, principalmente em termos de infraestrutura das estradas e dos danos causados aos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Ao longo de todo o final de semana o abrigo provisório que estava pronto para receber moradores desalojados ou desabrigados não precisou ser utilizado e nenhuma ocorrência grave foi registrada no município.

“Tivemos alagamentos, algumas casas acabaram sendo afetadas, mas felizmente não tivemos nenhuma ocorrência envolvendo os moradores de forma direta. Nossas ruas também foram bastante afetadas e o sistema de tratamento de água teve equipamentos danificados. Tudo isso está sendo documentado e os reparos já começarão a ser feitos pelas respectivas secretarias”, disse a coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias.

Ainda segundo ela, a previsão para hoje (09) e amanhã (10) é de tempo mais seco, porém, na quarta-feira (11) há a previsão de retorno das chuvas, em volume menor, por volta de 8mm, e na quinta-feira (12), pouco mais, ficando em torno de 25mm.

As autoridades municipais seguem atentas à evolução do cenário e se mantêm prontas para responder a quaisquer emergências que possam surgir. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil municipal pelo telefone (48) 3263-8159 ou 199.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Defesa Civil