Audiência pública discute melhorias para a SC 410

23/11/2021 11:26

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, vereadores e demais representantes dos demais municípios do Vale do Rio Tijucas, participaram na noite desta segunda-feira (22) de uma audiência pública na localidade Nova Descoberta para tratar da necessidade de melhorias na SC 410 – rodovia que liga Tijucas aos demais municípios do Vale e também para a SC 108 (que corta São João Batista).

O tema foi levado pelo vereador de Tijucas, Maurício Poli à comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que é presidida pelo deputado João Amin. Segundo o vereador de Tijucas, as vias foram inauguradas há cerca de 40 anos e desde então não receberam melhorias capazes de atender a demanda proporcionada pelo desenvolvimento das cidades do entorno. Isso acabou ocasionando sérios prejuízos para a circulação das pessoas, o escoamento da produção local e o crescente fluxo turístico para locais como o Santuário Santa Paulina, que atrai cerca de 70 mil pessoas por mês.

“Não estamos pedindo a duplicação, que no meu ponto de vista deveria ter acontecido há muito tempo. Estamos reivindicando mais iluminação, acostamentos, fiscalização, controle de velocidade, acesso aos bairros e passarelas, enfim, ninguém está pedindo para fazer aquilo que não é essencial”, disse o vereador.

O prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha, foi quem falou em nome dos demais gestores municipais presentes na reunião. Na oportunidade ele pediu que o governador Carlos Moisés e os deputados estaduais atendam ao pleito da população do Vale do Rio Tijucas. “Tenho certeza que, assim como aprovou os recursos para as rodovias federais, o governador e a Assembleia Legislativa terão a mesma sensibilidade para que a nossa 410 não fique de fora”, disse o prefeito.

Na condição de representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Sérgio Joel declarou que o governo reconhece a necessidade de promover investimentos em curto prazo nas rodovias estaduais, mas que a iniciativa acabou sendo adiada por falta de recursos.

“Tudo depende de projetos, que precisam estar atualizados e também estar na mão do secretário e do governador em tempo hábil, pois 2022 é um ano de eleição e a partir de junho não poderemos realizar mais nada.”

Com a melhora nas contas públicas nos últimos meses, entretanto, a tendência é que as obras comecem a sair do papel, disse. “Muitas coisas não foram executadas até o momento não porque não queríamos, mas porque não tínhamos recursos suficientes. Mas hoje, através de um trabalho do secretário [Thiago Vieira] e do governador, estamos com caixa realmente positivo e a gente pode começar a atender todos os municípios em suas demandas”, acrescentou o representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.

Mobilização permanente

O deputado João Amin, que conduziu a audiência, saudou as lideranças presentes por superarem as diferenças partidárias em prol de conquistas para a população do Vale do Rio Tijucas.

Ele observou, entretanto, que a mobilização deve continuar, tendo em vista que as tratativas firmadas durante a audiência não são uma garantia para a execução das obras. “Os encaminhamentos não podem gerar uma falsa expectativa. Esta audiência é apenas um passo nesta cobrança, que já ocorre há bastante tempo e tem que permanecer. Essa briga tem que continuar, com certeza não vai acabar aqui”.

Ainda conforme o parlamentar, todos os pronunciamentos e demandas apresentados serão reunidos em um documento que posteriormente será enviado ao governo do Estado.

Texto: Agência AL (Alesc) com adaptações de Karina Peixoto Silva | Fotos: Agência AL