Banda União Tijuquense é premiada pela Funarte e recebe novos instrumentos musicais

13/08/2021 9:10

A Associação Musical União Tijuquense (ASMUT), organização social responsável pela tradicional Banda União Tijuquense, recebeu nesta quarta-feira (11) novos instrumentos musicais de sopro através do Prêmio de Apoio a Bandas de Música, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Ministério do Turismo.

A cerimônia de entrega dos instrumentos ocorreu no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a presença do presidente da Funarte, Tamoio Marcondes, e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos.

A banda recebeu quatro novos importantes instrumentos: bombardino, trompete, saxofone alto e saxofone tenor, que serão utilizados para treinamentos dos alunos e apresentações públicas.

Sobre o prêmio

O prêmio, de âmbito nacional, teve a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística de bandas, orquestras e filarmônicas, com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro, visando à ampliação ou reposição do instrumental.

Entre mais de 600 propostas inscritas, a associação de Tijucas foi beneficiada, levando em consideração a qualificação da banda, necessidades, histórico e impacto na sociedade local.

De acordo com o atual presidente da ASMUT, Joauro Santos, essa premiação vai qualificar ainda mais o atendimento na banda, principalmente às crianças e adolescentes. “Estes instrumentos irão nos auxiliar no trabalho que tem sido desenvolvido, no sentido de fomentar a arte, a cultura e a cidadania no município através do ensino da música”, destacou o presidente.

Os projetos e aulas oferecidos pela ASMUT são financiados pela Prefeitura Municipal de Tijucas, através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em 2021 estão sendo realizados três projetos em Tijucas: Música na infância , Música e vida e Voz e violão.

Para mais informações acesse www.uniaotijuquense.com.br

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação