Biblioteca pública municipal de Tijucas celebra 55 Anos

04/09/2023 12:21

Em 2023 a Biblioteca Pública Municipal Edmundo da Luz Pinto completa 55 anos de história. Fundada em 1968, ela desempenha um papel crucial na promoção da leitura, educação e no enriquecimento cultural da população.

A Biblioteca Edmundo da Luz Pinto foi fundada pelo Lions Clube de Tijucas, na Gestão 1964/1965. O nome dado à Biblioteca Pública foi uma homenagem a um ilustre professor e filósofo catarinense falecido no Rio de Janeiro.

Em 1968, na gestão do prefeito municipal, Wilson Lemos, a Biblioteca passou a pertencer ao município conforme a Lei Nº 290/1968. A instalação oficial deu-se no segundo semestre, faltando com exatidão o mês e o dia por extravio dos documentos tais como livros de atas.

“A Biblioteca Pública Municipal sempre foi um farol de conhecimento e cultura, um espaço onde todos são bem-vindos para explorar, aprender e crescer. Estes 55 anos são um testemunho do poder duradouro da leitura e da educação na construção de uma comunidade", afirmou a bibliotecária Maria Claudete Machado Ferreira Schuster, sobre a celebração.

Cadastro

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem fechar para o almoço. Toda a comunidade local pode emprestar livros, após um rápido cadastro, apresentando comprovante de residência e identidade. Cada pessoa pode emprestar dois livros por 15 dias, podendo ser renovado por mais 15 dias. O local também aceita doações de livros em bom estado de conservação, especialmente de literatura.

“O aniversário da Biblioteca Pública Municipal é um momento para refletirmos sobre a importância da cultura e do acesso ao conhecimento em nossa sociedade. Nesta era digital em constante evolução, percebemos o desafio e a necessidade de mantermos o hábito da leitura, inclusive de livros impressos. Que venham mais 55 anos de muitas obras literárias, aprendizado e de crescimento com a Biblioteca Pública Municipal”, declarou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Informações pelo telefone (48) 99181-4090

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Acervo PMT