BOLETIM CHUVAS 1

01/03/2021 8:23

Durante todo o final de semana o município de Tijucas foi atingido por chuvas fortes e persistentes, causando estragos e diversos transtornos. Agora pela manhã o trânsito em vários pontos da cidade está paralisado por conta de alagamentos e até mesmo queda de poste de energia elétrica, como é o caso da rua Leoberto Leal, ao lado da igreja Matriz.

A marginal de acesso à BR 101 também está alagada e por isso o trânsito no local está interrompido, causando congestionamento em todo o centro da cidade. Agentes da Ditran estão no local auxiliando na orientação do trânsito. Segundo o diretor da Ditran, Cláudio Baixo Peixoto, neste momento os motoristas devem priorizar as ruas paralelas, como a rua Florianópolis (que passa em frente ao fórum) e a rua Augusto Bayer (atrás do Jardim Portobello) para evitar as avenidas centrais, já congestionadas.

“Já solicitamos a retirada do poste que caiu na rua Leoberto Leal, mas ainda estamos aguardando a equipe da Celesc. Enquanto isso, é preciso muito cuidado no local, pois a rede está energizada”, explica.

SISTEMA DE ÁGUA

O Samae também trabalhou durante todo o final de semana com diversas situações de emergência causadas pela chuva. De acordo com o presidente da autarquia, Luiz Rogério da Silva, as estações elevatórias de esgoto estão todas em operação, porém, devido ao grande volume de chuvas, algumas estão com capacidade máxima.

O sistema de abastecimentos água das localidades de Oliveira, Terra Nova e Campo Novo operam com restrições. O sistema de água da Itinga opera com normalidade, porém com o aumento da turbidez da água e entrada de dejetos nos filtros, poderá haver dificuldades ao longo do dia.

É necessário ficar atento para a necessidade de economizar água. Há vários pontos com alagamentos e as equipes do Samae estão em campo para recuperar os estragos.

ESTRADAS

As estradas também estão sendo bastante danificadas pela chuva, tanto as vias urbanas como as rurais. Por isso a Secretaria de Obras também está trabalhando em situações emergenciais e em alguns casos precisa que o tempo estabilize para poder efetuar os reparos.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Tijucas também está em regime de plantão e monitorando a cidade. Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de maior gravidade.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação