Boletim de Ações da Secretaria de Agricultura Pesca e Meio Ambiente

19/08/2021 11:06

No primeiro semestre deste ano, a secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas realizou inúmeras ações com objetivo de auxiliar a vida dos produtores rurais, pescadores e também preservar o ecossistema da região.

Além de várias atividades no campo, a secretaria também investiu em equipamentos com a aquisição de um Trator Agrícola. A compra foi realizada com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 200.500,00.

Confira o que mais tem sido feito pela secretaria neste primeiro semestre do ano:

Atendimentos realizados

No período de janeiro a julho deste ano foram realizados 482 atendimentos técnicos aos produtores rurais do município, através de um convênio com a Epagri. Foram efetuados também atendimentos ao agricultor periodicamente com disponibilização de tratores e seus implementos, escavadeira hidráulica, emissão de notas e 290 atendimentos com médico veterinário.

Preservação do meio ambiente

Pensando na preservação do meio ambiente foram realizadas várias ações de conscientização e recolhimento de embalagens e equipamentos prejudiciais ao ecossistema. Com o projeto Campo Limpo foram recolhidas 2.833 embalagens vazias de agrotóxicos utilizados nas lavouras e plantações locais. Já com o projeto Logística Reversa, foram recolhidas 751 itens, entre pilhas, baterias, lâmpadas e eletroeletrônicos.

No mês de junho também foi realizado o plantio de mudas nas áreas verdes do município, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Também foram doadas aproximadamente três mil mudas de árvores nativas do viveiro municipal. Outra ação foi a Feira de Mudas de Árvores Frutíferas e Ornamentais que oportunizou a compra de mudas com preços mais acessíveis para a comunidade tijuquense.

Vale lembrar que a secretaria também realiza projetos de Educação Ambiental nas escolas do município, tais como: Plantando Inclusão (que ensina crianças sobre a importância da natureza para o futuro do planeta), Pescando Inclusão (que estimula o amor pela pesca e pelos recursos hídricos locais), Biodiesel nas Escolas (campanha de coleta de óleo vegetal residual para reciclagem e transformação em biodiesel).

Cuidado com os animais

Neste primeiro semestre também foi implantado um convênio com clínicas veterinárias para a castração de animais de pequeno porte para ONGs e pessoas sem recursos para custear o procedimento. Somente entre os meses de junho e agosto já foram realizados 75 procedimentos.

Além disso, foi renovado o convênio com o Grupo de Operações e Resgate (GOR) para recolhimento de animais de grande porte e iniciado o processo de recolhimento de animais de pequeno porte vítimas de maus tratos.

Doação de mudas para produtores

Neste mês de agosto a secretaria de Agricultura está fazendo a entrega gratuita aos produtores locais, de mudas de maracujá e citrus. Ao todo foram mais de 16 mil mudas, sendo 13 mil de maracujá e mais de 3,8 mil de citrus (tangerina). Com esta ação, 41 famílias, que haviam se cadastrado na secretaria em março deste ano, foram beneficiadas.

As mudas foram adquiridas com recursos próprios da secretaria e não geraram nenhum custo aos agricultores. “Nossa intenção é incentivar os produtores locais com a aquisição de mudas de qualidade e tendo apoio da Epagri que dá toda a orientação necessária para o sucesso do plantio”, diz o secretário de Agricultura, Odirlei Resini.

Atenção aos pescadores

A secretaria auxiliou na emissão da carteirinha de pescador, além de promover a Semana do Pescador, com diversas ações realizadas, tendo como destaque o desfile de embarcações no Rio Tijucas.

Fechando com chave de ouro, neste semestre foi licitado o estudo ambiental de batimetria, cálculo de volume, modelagem e análise de material que será coletado do Rio Tijucas. A análise está sendo feita para posterior elaboração do Estudo Ambiental Simplificado (EAS) que dará as informações necessárias para possível dragagem do Rio Tijucas, melhorando assim, o acesso ao canal da boca da barra.

Texto: Karina Peixoto e Patrícia Ferreira | Fotos: Agricultura | Arte: Larissa Souza