Campanha de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes acontece em Tijucas

14/05/2024 8:48

Tijucas se prepara para realizar nos dias 17 e 18 de maio a 19ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Alguns pontos da cidade já estão decorados para destacar a ação. O famoso Dino está vestindo as cores da campanha, a sede da prefeitura e outros locais também estão decorados com flores laranjadas.

O evento, organizado pela Administração Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, em conjunto com diversas entidades, visa mobilizar a sociedade para identificar e denunciar sinais de abuso e exploração sexual, contribuindo para a proteção das crianças e adolescentes.

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, ressaltou a importância da participação da comunidade nessa campanha. "As crianças são os membros mais vulneráveis e indefesos da sociedade e dependem dos adultos para protegê-las e cuidar delas. Quando as crianças são cuidadas adequadamente, elas têm maiores chances de crescer e se desenvolver plenamente", comentou o prefeito Eloi.

Atividades Destacadas

Na sexta-feira, dia 17, a partir das 9h, a Concha Acústica de Tijucas sediará o evento "Faça Bonito", em frente ao Ginásio Bayer Filho. A ação contará com apresentações musicais, discursos de autoridades e a participação especial da Polícia Militar.

No sábado, dia 18 de Maio, a partir das 9h, um pedágio será realizado no semáforo em frente ao Posto Chiquinho, no Centro da cidade. Esta atividade visa conscientizar a comunidade sobre o tema, com a entrega de saquinhos de lixo para carros, com o tema da campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes.

Como Denunciar

Para realizar denúncias, os principais meios são:

Disque 100 - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast
190 - Polícia Militar
Conselho Tutelar da região - (48) 3263-4782

Sobre a data

A escolha da data de 18 de Maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma homenagem à memória de Araceli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de Maio de 1973, em Vitória (ES). Desde 2006, a Lei Municipal nº 1983 instituiu em Tijucas uma Semana Municipal dedicada ao tema, com o objetivo de promover ampla campanha de conscientização e combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação