Temporariamente indisponível
08/05/2023 15:09
Tijucas realiza entre os dias 15 e 19 de maio a 18ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento está sendo organizado pela Administração Municipal, através das secretarias de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos; Saúde, Educação, além do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil; e do Projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
A campanha busca mobilizar a sociedade para que fique atenta a sinais de abuso e exploração sexual, denunciando qualquer suspeita aos órgãos competentes e ajudando a proteger crianças e adolescentes dessa violência. “As crianças são os membros mais vulneráveis e indefesos da sociedade e dependem dos adultos para protegê-las e cuidar delas. Quando as crianças são cuidadas adequadamente, elas têm maiores chances de crescer e se desenvolver plenamente”, destacou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.
Através do programa Saúde na Escola, coordenado pela secretaria de Saúde de Tijucas e com apoio de parceiros, as unidades escolares estão recebendo palestras alusivas ao tema durante o mês de maio, como forma de prevenção ao abuso e violência. Especialmente durante a próxima semana estão agendadas palestras nas escolas Walter Vicente Gomes, no dia 16, e Santa Terezinha, no dia 17.
Na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, a partir das 8h30, será realizada a “Manhã da Conscientização e Combate à Violência e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes” na Concha Acústica. O evento é destinado a sociedade em geral e conta com apresentação dos 21 projetos do FIA e também uma banda musical.
Já às 19h, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, acontecerá uma palestra para os profissionais que compõem a Rede de Proteção: educação, saúde, assistência social, CRAS CREAS e Conselho Tutelar.
“Quais sinais são apresentados pela expressão corporal de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar? Quando devemos ativar a rede de proteção e qual o papel do educador neste sentido? Tudo isso será abordado na palestra com a rede de proteção”, explica a secretária de Assistência Social. Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.
Para realizar denúncias, os principais meios são:
A data de 18 de maio foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de uma menina de 8 anos chamada Araceli Cabrera Sanches, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
No ano de 2006, foi instituída, no município de Tijucas, a lei número1983, que prevê uma Semana Municipal dedicada ao tema, com o objetivo de promover ampla campanha de conscientização e combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil