Campanha Dezembro Verde alerta sobre direitos dos animais

08/12/2022 8:41

Com as férias chegando, muita gente aproveita o período para viajar, mas aí surge um problema e uma grande preocupação: onde deixar o animalzinho de estimação? Como triste solução, algumas pessoas acabam abandonando os inocentes nas ruas. Esta prática está se tornando cada vez mais frequente nesta época do ano, inclusive em Tijucas.

Pensando em alertar a comunidade contra estas atitudes, este foi o mês escolhido para a realização da Campanha Dezembro Verde – prevenção ao abandono animal – em todo Brasil. A iniciativa busca a conscientização da sociedade acerca da “Guarda Responsável” como forma de coibir o abandono e os maus-tratos contra animais.

“Este mês também possui uma data especial para lembrarmos deste tema. Em 10 de dezembro celebramos o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, afinal assim como o ser humano, eles também têm direitos. Eles sentem fome, frio, medo e dor. Esta campanha sensibiliza nossa população para esse cuidado com os mais indefesos”, enfocou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Em Tijucas, a Organização Não Governamental (ONG) Castre um Focinho está passando pelas escolas da cidade para falar sobre a campanha com crianças do Pré-Escolar II ao 4º ano. Desde segunda-feira (05), o vice-presidente da ONG, Júlio César Bucoski, já passou nas escolas Deputado Walter Vicente Gomes, Brilho do Sol, Professor Manoel dos Anjos, Mercedes Julia Adão, João Caetano e deve também falar aos alunos da Escola Estadual Cruz e Sousa.

“A campanha Dezembro Verde busca a conscientização das pessoas para não abandonar seus animais de estimação. Nas escolas falo sobre a importância de castrar os animais para não terem filhotes, pois muitos deles acabam sendo abandonados. As crianças precisam entender que deixar um cachorro no sol sem água, sem abrigo da chuva ou sem comida também é considerado maus-tratos. A educação da próxima geração começa agora”, comenta o voluntário Júlio César.

Sobre a campanha em Tijucas

A campanha Dezembro Verde em Tijucas é regulamentada pela Lei Municipal 2.863/2021, de autoria do então vereador Júlio César Bucoski. Ela chama a atenção para o problema do abandono de cães e gatos em praças, avenidas, ruas, bairros e estradas da cidade que cresce cerca de 70% nesta época do ano.

Números oficiais

O Grupo de Operações e Resgate (GOR), órgão que realiza o acolhimento de animais em situação de abandono ou maus-tratos na região divulgou números oficiais sobre o assunto.

“O GOR atuou fortemente em favor dos animais em 2022. Este ano realizamos uma média de 16 resgates de animais atropelados e doentes ao mês, entre cachorros, gatos e animais silvestres. Socorremos nove cães vítimas da ação humana e 10 cavalos vítimas de maus-tratos, que seus tutores foram presos. Estes últimos são casos mais graves, mas no geral percebemos o quanto os números deste crime estão aumentando”, comentou Pedro Henrique da Silva, presidente do GOR.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação