Campanha Dezembro Vermelho mobiliza Tijucas contra a AIDS

30/11/2022 12:33

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. De acordo com o Ministério da Saúde aproximadamente 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

Em 2020, o Brasil registrou 32.701 casos de HIV. Em Tijucas, atualmente há registro de 374 pacientes com AIDS e em tratamento. Com base nestes números, a secretaria de Saúde de Tijucas está lançando a campanha Dezembro Vermelho.

A iniciativa tem o objetivo de:
•Divulgar e distribuir autotestes de HIV;
•Conscientizar sobre métodos de prevenção do HIV;
•Testar em massa da população e
•Entregar kits de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Para esclarecer dúvidas e facilitar o acesso aos testes rápidos, nos dias 1º e 02, quinta e sexta-feira, respectivamente, serão montadas tendas em vários lugares de Tijucas (ver locais no arquivo). As Unidades Básicas de Saúde de Tijucas também estarão repassando informações sobre a doença e disponibilizando os testes para quem precisar.

“Nosso objetivo é desmitificar essa doença, facilitando testes rápidos e passando informações para toda a população. Infelizmente o preconceito impede pessoas que se relacionaram sem proteção, mas sem o teste o vírus pode se espalhar as pessoas vivendo com HIV podem continuar contaminando outras pessoas, sem ter conhecimento”, comenta Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

Sobre a doença

A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana, o HIV, mas ter HIV não significa ter AIDS. Uma pessoa contagiada pelo vírus (vivendo com HIV) pode viver anos sem desenvolver a doença. No entanto, ela pode transmiti-lo para outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas, por exemplo. Após a entrada do agente infeccioso no organismo, os primeiros sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.

Confira a programação completa da campanha aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação