Campanha do CAPS estimula doação de lenços para pacientes com câncer

16/10/2023 11:15

Os cuidados com a saúde mental são essenciais no tratamento contra o câncer. E por isso, durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o cuidado e a prevenção ao câncer de mama, a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial de Tijucas (CAPS I) também está fazendo a sua parte para tratar do assunto, orientando sobre a importância da saúde mental como um dos aspectos mais relevantes para o enfrentamento da doença.

Para dar ainda mais ênfase ao tema, durante este mês, o CAPS I estará recebendo doações de lenços, boinas e toucas para as pacientes que lutam contra o câncer de mama. Quem quiser participar da campanha deve entregar suas doações na recepção da unidade, localizada na Rua Marechal Floriano, número 589, no bairro Joáia. Todas as peças doadas serão destinadas ao CEPON/SC (Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina).

“Quando se recebe um diagnóstico de câncer de mama, é preciso ficar atento a alguns sinais que podem provocar instabilidade emocional e interferir na saúde mental do paciente”, destaca o psicólogo do CAPS I, Marcelo Prado.

Para as mulheres, a mama simboliza fertilidade, sexualidade, sensualidade e feminilidade e por isso, o diagnóstico da doença, acentua problemas emocionais como a ansiedade e a depressão. A agressividade dos métodos terapêuticos, o medo de perder a mama e a incerteza da recuperação afetam diretamente a saúde mental.

“Nessas circunstâncias, o apoio das pessoas próximas e a escolha de um bom profissional são fundamentais. Essa intervenção é necessária para tornar esse cenário menos doloroso e ajudar a mulher a renovar a esperança em dias melhores”, explica o psicólogo Marcelo.

Como ajudar alguém que se encontra em tratamento contra o câncer de mama?

• Explique a importância de aceitar o diagnóstico: a presença do companheiro, da família e dos amigos é fundamental para orientar e direcionar a mulher para a conduta mais adequada.
  • Incentive a busca de ajuda profissional: cuidar da saúde mental sinaliza maiores chances de lutar contra a doença e eliminá-la.
  • Às vezes é necessário buscar tratamento psiquiátrico: para assegurar o ajuste mental necessário ao empodeiramento da mulher.
  • Estimule atitudes positivas: muitas mulheres se deprimem e se entregam por completo à doença. Como os órgãos do corpo captam os sinais do cérebro antes de “decidir” como agir, esse comportamento é totalmente nocivo à recuperação das neoplasias. Ainda que esteja passando por um momento complicado, não se pode dar espaço para a ociosidade mental, o desânimo e a desesperança. Se a mente desistir, o corpo entende a mensagem e a doença pode se agravar. Logo, uma das formas mais seguras de minimizar os efeitos do tratamento do câncer de mama sobre o organismo é ocupar a mente com algo construtivo e que eleve os sentimentos positivos.

“Além de entender como o tratamento do câncer de mama afeta as emoções, a busca por um bom profissional é determinante. Isso possibilita a reabilitação mental e a recuperação do bem-estar durante essa fase tão delicada”, assegura o psicólogo do CAPS I.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-5750

Texto e Arte: Patrícia Ferreira | Colaboração: Ângela Constante