Temporariamente indisponível

Campanha "Outubro Rosa" acontece em Tijucas

14/10/2024 10:13

O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, que promove ações de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em Tijucas, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado e do acesso a exames e tratamentos, com atividades programadas em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

De acordo com a secretária de Saúde de Tijucas, Josiane Amorim, o principal objetivo da campanha é a redução da mortalidade por meio do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura. Esta campanha é um alerta não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade sobre a importância da prevenção”, afirmou a secretária. Ações incluirão coleta de preventivos e testes rápidos, tanto na área urbana quanto rural. As UBS do Centro e dos bairros Praça e Areis atenderão em horário estendido.

Confira a programação das unidades:

• No bairro Praça a equipe estará realizando exames preventivos e testes rápidos todos os dias da semana em até às 18h15.
  • Entre os dias 14 e 21 de outubro, a UBS Sul do Rio estará realizando atendimento até às 20h.
  • As UBS Morretes, Nova Descoberta, Campo Novo e Timbé realizam no dia 19 de outubro, das 8h às 15h30, coleta de preventivo, teste rápido e solicitação de exame de mamografia.
  • A UBS do bairro Joáia realiza grupo de atividades sobre autocuidado e saúde feminina no dia 24 de outrubro (quinta-feira), a partir das 8h, no salão da Capela de São Pedro. Na ocasião também haverá um divertido bingo.
  • UBS do bairro Areais e bairros próximos realiza a próxima ação da campanha no dia 25 de outubro, das 15h45 às 18h15, colocação do DIU para mulheres interessadas.
  •  Na UBS de Santa Luzia a campanha acontecerá no dia 26 de outubro até às 16h.
  • E no CAPS haverá conscientização sobre autocuidado nos dias de grupo.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Prevenção

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e realizar os exames preventivos regularmente.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza