Campanha “Outubro Rosa” movimenta Unidades Básicas de Saúde de Tijucas

10/10/2023 8:31

O mês de outubro está começando. Nesta época do ano acontece a campanha “Outubro Rosa”, conhecida mundialmente por realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Pensando em dar visibilidade à campanha, assim como ocorre todos os meses, os principais prédios públicos e pontos turísticos da cidade estão iluminados de maneira a comemorar a data, neste mês com a cor rosa da campanha. A sede da Prefeitura de Tijucas, em frente ao Terminal Rodoviário Miguel Viera de Brito e a Ponte Bulcão Vianna, são alguns exemplos.

De acordo com o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e contribuir para a redução da mortalidade. “Como em quase todas as doenças oncológicas, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Esta importante campanha visa alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce proporcionando mais acesso tratamento da doença”, comenta o secretário.

Ações

A agenda de ações da campanha “Outubro Rosa” irá movimentar as Unidades Básicas de Saúde de todo o município, inclusive na zona rural, com a coleta de preventivo, testes rápidos e vacinas à disposição da população.

Dias 10, 11, 17 e 19 (das 17h às 19h) - Horários agendados para coleta de preventivos na UBS Centro.

Dia 21 (das 8h às 17h) - Preventivo, testes rápido e vacinas nas UBSs dos bairros Praça, Areias e Joáia.

Dia 28 (das 8h às 17h) - Preventivo, vacinas e testes rápidos nas UBSs do interior (Nova Descoberta, Campo Novo, Porto Itinga, Centro Itinga, Timbé, Santa Luzia, Sul do Rio e Morretes).

“Durante o mês de outubro nossas unidades de saúde estarão realizando exames de HPV, sífilis, hepatite B e C, bem como realizando a coleta de exames preventivos”, afirma a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica de Tijucas.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Prevenção

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e realizar os exames preventivos regularmente.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza