Campanha Outubro Rosa ressalta importância do diagnóstico precoce

30/09/2021 10:42

O mês de outubro está começando. Nesta época do ano acontece a campanha “Outubro Rosa”, conhecida mundialmente por realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e contribuir para a redução da mortalidade.

“Como em quase todas as doenças oncológicas, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Esta importante campanha visa alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce proporcionando mais acesso tratamento da doença”, comenta o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Passeio Ciclístico

Para dar visibilidade à campanha, acontecerá no dia 17 de outubro o Passeio Ciclístico Outubro Rosa, Pink Bike Tijucas. A concentração de ciclistas acontecerá na Praça João A. Chaves Filho (próximo a Ponte Bulcão Viana), às 8h. A saída dos participantes acontecerá às 8h30. As inscrições para o passeio podem ser realizadas pelo WhatsApp (48) 3263-5086. O passeio está sendo organizado pelas secretarias de Saúde, Turismo e Fundação Municipal de Esportes de Tijucas (FME).

Dados

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Em Santa Catarina, em 2020, 660 mulheres morreram vítimas do câncer de mama e 205 foram vítimas de câncer de colo de útero.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Prevenção

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e realizar os exames preventivos regularmente.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza