Temporariamente indisponível
30/09/2021 10:42
O mês de outubro está começando. Nesta época do ano acontece a campanha “Outubro Rosa”, conhecida mundialmente por realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e contribuir para a redução da mortalidade.
“Como em quase todas as doenças oncológicas, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Esta importante campanha visa alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce proporcionando mais acesso tratamento da doença”, comenta o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.
Para dar visibilidade à campanha, acontecerá no dia 17 de outubro o Passeio Ciclístico Outubro Rosa, Pink Bike Tijucas. A concentração de ciclistas acontecerá na Praça João A. Chaves Filho (próximo a Ponte Bulcão Viana), às 8h. A saída dos participantes acontecerá às 8h30. As inscrições para o passeio podem ser realizadas pelo WhatsApp (48) 3263-5086. O passeio está sendo organizado pelas secretarias de Saúde, Turismo e Fundação Municipal de Esportes de Tijucas (FME).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Em Santa Catarina, em 2020, 660 mulheres morreram vítimas do câncer de mama e 205 foram vítimas de câncer de colo de útero.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e realizar os exames preventivos regularmente.
Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil