Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Capacitação orienta profissionais da educação a identificarem casos de violência infantil

22/09/2021 12:46

Uma das situações que mais tem preocupado diretores e professores neste período pós pandemia é o aumento no número de casos de violência infantil. Depois de um longo período de isolamento social, a realidade de muitas crianças e adolescentes acabou sendo totalmente alterada e os conflitos familiares acabaram ganhando maiores proporções.

Para saber lidar com estas situações, incluindo a identificação dos abusos e os encaminhamentos que devem ser feitos, a secretaria municipal de Educação de Tijucas providenciou uma capacitação sobre o tema na última segunda-feira (20).

O conteúdo foi abordado pelo psicólogo Rudinei Luiz Beltrame que é especialista em psicologia escolar e áreas afins. A capacitação foi realizada no auditório da Univali e contou com a presença de diretoras e coordenadoras de todas as unidades escolares do município e membros do Conselho Tutelar de Tijucas.

Além dessa palestra, integrantes das secretarias de Educação, Ação Social e conselheiros tutelares de Tijucas já haviam participado de uma capacitação anterior, que foi voltada especificamente para a escuta especializada. Trata-se de um conjunto de técnicas para colher o depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

“Temas como este merecem a nossa atenção. Precisamos estar preparados para perceber alterações no comportamento da criança que indiquem sua condição de vítima de abuso, exploração ou qualquer tipo de violência. Com isso teremos condições de ajudar esta criança, este adolescente que muitas vezes não sabe ou não consegue pedir ajuda”, diz a secretária municipal de Educação, Deise Juliana Silveira.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Educação

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil