Casal gaúcho doa sapatos e toucas para o Programa Criança Feliz de Tijucas

24/06/2024 11:37

O Programa Criança Feliz, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, recebeu recentemente uma significativa doação de sapatos e toucas para bebês. Os itens foram confeccionados por Carlos e Karine, um casal gaúcho que dedica seu tempo livre à produção voluntária de vestuário infantil para famílias carentes. Karine Calliari, natural de Santa Rosa (RS), também realiza um trabalho similar para o Hospital Vida e Saúde em sua cidade natal.

"O bonito gesto de Carlos e Karine em confeccionar e doar sapatos e toucas para o Programa Criança Feliz ganha um significado ainda mais profundo diante do contexto atual no Rio Grande do Sul. Mesmo diante das adversidades enfrentadas em sua própria região, o casal decidiu retribuir a atenção e o apoio recebidos pelo município de Tijucas, demonstrando um compromisso genuíno com a solidariedade e o bem-estar das famílias menos favorecidas. Este ato não apenas fortalece os laços comunitários, mas também inspira outros a se engajarem em iniciativas de ajuda mútua e apoio social, mesmo em tempos difíceis", comentou a secretária de Assistência Social de Tijucas, Bianca Machado.

Sobre o Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de gestantes e crianças até 3 anos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), estendendo-se até os 6 anos para crianças com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em alinhamento ao Marco Legal da Primeira Infância, o programa implementa políticas públicas específicas que são fundamentais para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Ações do Programa

Durante as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, são realizadas atividades educativas com materiais recicláveis, que contribuem para o desenvolvimento das crianças e fortalecem o vínculo afetivo com seus cuidadores. Além disso, as famílias recebem orientações sobre cuidados essenciais, esclarecimento de dúvidas e suporte necessário para proporcionar um ambiente saudável e estimulante para o crescimento infantil.

Acompanhamento às gestantes

Para as gestantes acompanhadas pelo programa, é oferecido um espaço dedicado às suas dúvidas e necessidades relacionadas à gestação. Durante as visitas, são abordados temas como nutrição adequada, cuidados pré-natais e sinais de alerta durante a gravidez. Esse suporte visa garantir que as mães se sintam seguras e bem informadas em cada fase da gestação, promovendo assim o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação