Temporariamente indisponível
11/12/2013 15:57
A Administração Municipal de Tijucas, sensível à importância que Benjamin Gallotti teve e ainda tem para a nossa sociedade prestou nesta quarta-feira (11) uma homenagem pelo centenário de morte de Benjamin Gallotti – importante personalidade da história de Tijucas.
Para celebrar a data uma cerimônia foi organizada no Cemitério Público Municipal de Tijucas com a presença do Prefeito Valério Tomazi, da Secretária Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas, Adriana Porto Faria, além de familiares do homenageado e autoridades locais.
Na ocasião o Padre Elizandro Scarsi conduziu uma bênção em honra a Benjamin e seus descendentes ressaltando a importância de cidadãos como ele para a história de um povo.
Em seguida a Secretária Adriana Porto Faria falou sobre as ações que têm sido realizadas em torno do Casarão Gallotti e da memória da família, anunciando ainda, que a exposição sobre a história do patriarca percorrerá as escolas do município.
“Além de preservar esta história, queremos que ela esteja presente na vida de nosso povo e por isso decidimos organizar uma exposição itinerante que passará por todas as escolas do município contando a história da Família Gallotti em Tijucas” – explicou.
Fernando Ferreira de Melo Júnior foi quem se manifestou em nome da família e na oportunidade agradeceu à Administração Municipal pelo cuidado que tem tido com o Casarão e com a história de seus familiares.
“Nossa família só tem a agradecer pela iniciativa de prestar esta homenagem e pela forma cuidadosa e extremamente competente com que tem sido administrado o Casarão Gallotti e consequentemente, a história de nossa família. Fazemos questão de agradecer ao Prefeito e à toda a sua equipe, indistintamente, pelo trabalho e pelo zelo demonstrados” – disse ele ao afirmar que apesar do objetivo do evento, todos ali reunidos estavam celebrando a vida através do reencontro e da comemoração pelo nascimento de novos descendentes.
Da mesma forma o Prefeito Valério Tomazi agradeceu a todos pelo gesto de doação do Casarão Gallotti ao Município de Tijucas, em 2009, na gestão do então Prefeito Elmis Mannrich, e renovou a importância de preservar a história da família Gallotti.
“O Casarão Gallotti continua sendo um importante ponto de referência não apenas para Tijucas mas para toda a região. Por isso agradecemos à família Gallotti pela importante contribuição dada ao nosso município no passado e ainda hoje, levando o nome de nossa cidade a todos os cantos deste país” – disse o Prefeito.
Logo em seguida todos se dirigiram ao Mausoleu da Família Gallotti, revitalizado, o qual recebeu uma placa em homenagem pelo centenário. Depois da cerimônia de descerramento da placa, autoridades e familiares seguiram para o Casarão Gallotti onde puderam visitar o Espaço do Papai Noel e o Museu Tijucas. O evento foi encerrado com um almoço de confraternização servido no próprio Casarão Gallotti.
Benjamin Gallotti nasceu em Nápolis, na Itália, em 21 de abril de 1853. Veio para o Brasil visitar o tio Padre Gallotti, vigário da paróquia de Tijucas. Aqui se tornou comerciante obtendo grande êxito nos negócios e com isso, ganhou grande popularidade na região. Em 1883 naturalizou-se brasileiro, sendo posteriormente, Coronel Comandante da Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca de Tijucas.
Militou ativamente na política, presidiu a Câmara de Tijucas, foi acionista de jornais catarinenses e incentivou o teatro amador em Tijucas, bem como a música, com a fundação de bandas locais. Casou-se com Maria Vieira Gallotti, teve 5 filhos e mais tarde, com o falecimento da primeira esposa, casou-se com Francisca Angeli Gallotti, com quem teve dez filhos. Faleceu em 7 de dezembro de 1913 tendo funeral acompanhado por uma grande multidão.
Em 2009, a família Gallotti repassou o Casarão da família ao Município de Tijucas perpetuando assim a história de Benjamin e de todos os seus descendentes.
(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil