Chuvas atingem mais de mil famílias em Tijucas

04/12/2022 17:57

Dia 01 de dezembro de 2022 será sempre lembrado pelos moradores de Tijucas e de todo o Vale. Dia em que o Centro da cidade, bem como os bairros Nova Descoberta, Sul do Rio, Joáia, XV de Novembro; além das localidades do Pernambuco e Itinga sofreram com um dos maiores desastres climáticos – inundação fluvial – vivenciados pelo município em toda sua história.

De alguma forma toda a população da cidade foi atingida, tanto na mobilidade urbana e rural, quanto com a perda de móveis, alimentos e roupas. “A inundação que ocorreu em nossa cidade foi muito parecida com a de novembro de 2008, o diferencial foi que nesta perdemos mais pontes e a mobilidade ficou mais comprometida. Até uma pista da BR 101 foi invadida pela água”, comenta o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Tijucas, Vilson Natálio Silvino.

Segundo a Defesa Civil e a secretaria de Assistência Social de Tijucas, ao todo, em 72 horas, choveu 300 milímetros, a mesma quantidade de água a atingir a cidade em 2008. A força da água do Rio Tijucas, que passou por São João Batista, Canelinha e chegou em Tijucas atingiu inúmeras residências, afetando no mínimo mil famílias diretamente, destas, 50 pessoas ficaram em abrigos do município, no entanto muitas famílias saíram de suas casas e ficaram alojadas na residência de parentes ou amigos.

De acordo com o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, assim que a cidade começou a ser atingida, toda equipe de servidores municipais e a comunidade como um todo se mobilizou para auxiliar os moradores, um exemplo foi a Diretoria de Trânsito (Ditran), que sinalizou todos os locais alagados e ficou 24 horas ininterruptas cuidando e orientando os motoristas.

“Uma força tarefa foi montada para que quem estivesse em perigo fosse resgatado. Inclusive a Defesa Civil, juntamente com voluntários de outras secretarias, resgataram pessoas em Nova Descoberta e no Sul do Rio. Também trabalhamos para que as estradas fossem liberadas o mais rápido possível e para que não faltasse água potável, nem mantimentos para a população”, certifica o prefeito Eloi.

Recuperação da cidade

Um dia após o pico da enchente, neste sábado (03), o bairro Sul do Rio ainda estava alagado e o trabalho das equipes da Prefeitura continuam. A secretaria de Obras passou pelos bairros recolhendo entulhos gerados pela chuva. Ao todo foram recolhidos oito caçambas de entulhos: dois no bairro Joáia, quatro no Sul do Rio e dois na localidade do Pernambuco. O Samae continua trabalhando no reparo do abastecimento de água na cidade.

A secretaria de Saúde preparou refeições e trabalhou auxiliando pessoas feridas e desabrigadas. A Secretaria de Assistência Social organizou uma campanha de arrecadação de roupas de cama (lençóis, cobertas, edredons), colchões, água mineral (bombonas e galões) e produtos de limpeza (água sanitária, desinfetantes).

“Recebemos doações da Acit/CDL e de inúmeras e empresas da cidade, bem como donativos anônimos de pessoas que se solidarizaram com a situação do município. Calculamos que recebemos mais de 10 mil litros de água (garrafinhas e galões) para distribuir para as famílias afetadas pelo desastre, apenas uma empresa doou cinco mil garrafas de água. Gostaríamos de agradecer a todos pelas doações”, agradece a secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.

Campanha continua

A campanha para arrecadação de mantimentos continua. A Secretaria de Assistência Social está arrecadando roupas de cama (lençóis, cobertas, edredons), colchões e água mineral (bombonas e galões). Também é preciso colaborar com produtos de limpeza para as casas atingidas (água sanitária, desinfetantes).

“É até difícil saber com exatidão quantas doações recebemos para amparar as famílias do município, o cálculo será sempre aproximado. Recebemos cerca de 700 cestas básicas, 240 marmitas, 240 sanduíches, 20 caixas de material de limpeza e fraldas, um caminhão cheio de donativos e cinco caminhonetes cheias de donativos, inúmeras peças de roupas”, contabiliza a secretária Bianca Machado.

As doações podem ser entregues na secretaria de Assistência Social, que fica na Rua José Joaquim Santana, 36.
Mais informações pelo telefone: (48) 3263-0150.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza e Divulgação