CHUVAS: Prefeito determina ações imediatas às secretarias municipais e à Defesa Civil

20/12/2022 9:22

Em reunião logo cedo nesta terça-feira (20) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha determinou ações emergenciais para as secretarias de Obras, Assistência Social, Administração e de Agricultura. A Defesa Civil, que já está em alerta desde ontem (19), terá suporte destas secretarias e continua monitorando a cidade.

Agora pela manhã começaram a chegar os primeiros pedidos de abrigo. Uma família do bairro Praça está sendo removida pelo Corpo de Bombeiros e será encaminhada para o abrigo municipal. Confira as principais medidas adotadas:

ABRIGO MUNICIPAL

A secretaria de Assistência Social já está reativando o abrigo municipal no bairro Santa Luzia para atender as famílias que tiverem que deixar suas residências. Alguns moradores já deixaram suas casas mas estão abrigados em casas de parentes.

INFRAESTRUTURA

Pontos da cidade onde os alagamentos são mais críticos vão receber serviço de hidrojateamento e em seguida serão iniciadas obras de macrodrenagem com implantação de galerias pluviais. Localidades como: rua Nilo Oliveira, Coroado, Jardim Portobello, Manoel Nahum Brito, loteamento Feller, Dom Geraldo e ruas da Praça terão prioridade neste momento.

Além disso, já está sendo providenciada uma operação tapa buracos para toda a cidade para ser iniciada assim que o tempo estabilizar.

INTERIOR

Na última semana diversos pontos receberam limpeza de valas e canais, o que facilitou o escoamento da água da chuva hoje. Os locais que ainda apresentam problema também vão receber intervenção imediata com a colocação de máquinas da agricultura e contratação de empresas para execução destes serviços.

POSTOS DE SAÚDE

Em localidades alagadas, as unidades de saúde ficarão fechadas tendo em vista a impossibilidade de acesso por parte dos profissionais de saúde.

AUXÍLIO AOS ATINGIDOS

Além do abrigo municipal, a secretaria de Assistência Social também vai intensificar o atendimento aos moradores afetados com distribuição de colchões, roupas e alimentos.

PEDIDOS DE RESGATE

Em caso de emergência acione a Defesa Civil de Tijucas pelo número (48) 98467-4806 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva