Começa vacinação de pessoas com comorbidades e nova etapa de 1ª dose para mais de 60 anos

06/05/2021 12:46

A secretaria municipal de Saúde de Tijucas comunica que vai abrir o Centro de Eventos nesta sexta-feira (07) para recebimento das pessoas com mais de 60 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Neste caso serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca. O atendimento será sexta-feira (07) das 7h30 às 12h no centro de Eventos Dr. João Bayer Neto (Mata Atlântica).

Já a CoronaVac, que é aguardada por muitas pessoas para aplicação de segunda dose, ainda está em falta e por isso Tijucas ainda aguarda a chegada de nova remessa por parte do Estado.

“Sabemos que há muitas pessoas aguardando a segunda dose, tendo inclusive vencido o prazo de 28 dias da primeira dose, porém, infelizmente não temos o que fazer. Precisamos aguardar a chegada de vacinas. Assim que recebermos, faremos a divulgação imediata”, diz o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES

A Secretaria de Estado da Saúde já autorizou a vacinação de pessoas com comorbidades e Tijucas vai dar início a esta imunização na segunda-feira (10), seguindo as regras da Debileração da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) do Estado.

Pelo documento, a vacinação deste grupo de pessoas (com comorbidades) se dará em duas etapas, dependendo ainda da quantidade de doses disponíveis, que pode ser inferior ao público alvo. Isso porque o envio de doses ocorre de forma escalonada e não contemplará a totalidade de pessoas dos grupos indicados em um único momento.

Para definir o público, a comissão considerou critérios de risco de agravamento e óbito pela Covid-19, e de vulnerabilidade social, colocando como grupos prioritários para vacinação as pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Confira quais comorbidades serão contempladas na FASE 1:

1. Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos);
3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
4. Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (maiores de 18 anos);
5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.

COMO SERÁ FEITA A VACINAÇÃO

A vacinação será realizada no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica, tendo início na segunda-feira (10) e seguindo até quarta-feira (12), sempre pela manhã, das 7h30 às 12h.

Nesta fase, quem integra o grupo alvo já deve ter cadastro nas Unidades Básicas de Saúde do município. Se ainda não estiverem cadastrados, será preciso apresentar algum comprovante que demonstre pertencer a um dos grupos, bem como documento de identidade com foto.

Confira aqui quais documentos poderão ser considerados para fins de comprovação da condição de risco (comorbidade): DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO

VACINAÇÃO NO INTERIOR

No caso de pessoas com comorbidades residentes no interior do município, a vacinação será feita em domicílio. Basta aguardar a visita das agentes comunitárias de saúde de cada localidade.

Em caso de dúvidas ligue para a Vigilância em Saúde de Tijucas no telefone (48) 3263-4452 das 8h às 17h.

Confira também um vídeo em que a vacinadora de Tijucas, Regiane Machado explica quem pode se vacinar nesta primeira fase e o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, fala sobre a falta de doses da vacina CoronaVac para aplicação de segunda dose nos idosos. Acesse aqui.

Texto: Karina Peixoto Silva | Artes: Larissa Souza