Concurso de faixas marcará 16ª Semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes

06/05/2021 18:29

Tijucas se prepara para a 16ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Devido à pandemia de Covid-19, neste ano a campanha será realizada nas unidades de ensino do município (públicas e privadas) entre os dias 10 e 21 de maio, por meio de um concurso de faixas de conscientização.

A ação está sendo organizada por uma comissão da qual fazem parte: a Administração Municipal de Tijucas, através das secretarias municipais de Ação Social, Educação, CRAS e CREAS, além do Conselho Tutelar e do projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

"O principal objetivo desta semana é conscientizar a população, por meio de ações de informação e educação, para que a sociedade conheça melhor o assunto, e assim, propor iniciativas de combate a este tipo de crime”, destaca o prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha.

Concurso de faixas

Etapa 1

Durante o período de 10 a 14 de maio cada escola trabalhará com seus alunos a confecção de uma faixa para ser exposta numa praça pública ou no pátio externo da escola.

Etapa 2

No dia 18 de maio (Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), a escola deverá expor a faixa na praça mais próxima da escola ou pátio externo. A faixa ficará no local escolhido até o dia 21 de maio. Durante a semana do dia 18 a 21 de maio, a equipe organizadora avaliará os trabalhos e selecionará os melhores trabalhos, conforme critérios pré-definidos.

Etapa 3

O resultado final e a premiação das três melhores faixas acontecerão no dia 21 de maio.

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Mobilização para o enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. No ano de 2006, foi instituída, no município de Tijucas, a lei número1983, que prevê uma Semana Municipal dedicada ao tema, com o objetivo de promover ampla campanha de conscientização e combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2021, estamos realizando a 16ª Semana, com a parceria do poder público municipal e várias entidades e projetos, dentre eles o projeto Ciranda da Univali Tijucas.

Projeto Ciranda

De acordo com o professor Edgar Antônio Piva, mestre em Filosofia e responsável pela iniciativa, o projeto Ciranda realiza ações de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes desde 2005. Uma das principais ações do projeto é ensinar as mesmas a se defenderem em situações de abuso e a fazer denúncia aos órgãos competentes. Por meio de ações educativas nas escolas do município milhares de pessoas já foram auxiliadas com este trabalho.

“O projeto também visa orientar os professores a reconhecerem sinais de agressão, bem como procura fortalecer as entidades de proteção e atendimento às crianças e adolescentes. No entanto nossa principal missão é sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para o enfrentamento à violência sexual através da organização de semanas especiais voltadas a este problema”, explica do professor Piva.

Denúncias

Para realizar denúncias, os principais telefones são: Disque 100 (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast) e o número 190 (Polícia Militar). A comunidade ainda pode procurar o Conselho Tutelar da região pelo telefone fixo (48) 3263-4782.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação