Conferência municipal discute políticas públicas da Assistência Social

26/08/2021 13:03

Acontece nesta quinta-feira (26) a IX Conferência Municipal de Assistência Social do município de Tijucas. A solenidade está sendo realizada no Auditório da Univali e deve acabar no período da tarde. O evento busca ampliar a participação, sobretudo dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e discutir propostas de melhorias na área.

A abertura da conferência foi feita pelo prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Tijucas, Kathleen Evelise Janiski. Também participaram da solenidade, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Daniel Netto Cândido, a secretária de Ação Social do município, Bianca B. Machado, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rudnei de Amorim.

De acordo com o prefeito Eloi Mariano Rocha, a conferência é uma excelente oportunidade de avançar neste setor. “Como é bom tê-los aqui hoje e poder contar com a inteligência e o comprometimento de cada um de vocês nesta discussão. Que todos possam utilizar este tempo da melhor maneira possível para enriquecer nossa assistência social, nossos programas, enfim, as ações que realizamos em benefício daqueles que mais precisam”, disse pela manhã.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Daniel Netto Cândido também se manifestou e elogiou Tijucas pelo trabalho que vem sendo feito. “Tenho percorrido o Estado e participado de inúmeras conferências municipais e posso garantir a vocês que Tijucas está de parabéns pela forma como vem conduzindo a política de assistência social do município, bem como todos os programas que são oferecidos à comunidade. Parabéns Tijucas pelo belo trabalho”, disse.

A conferência vai discutir os seguintes temas:

• A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
  • Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
  • Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
  • Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
  • Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
  • Validação das Propostas e Moções e Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual.

Texto: Patrícia Ferreira e Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza