Cras de Tijucas conclui oficina com adolescentes sobre Projeto de Vida

27/10/2021 11:53

Adolescentes de Tijucas com idades entre 14 e 18 anos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, concluíram nesta terça-feira (26) uma oficina sobre Projeto de Vida.

Realizada a cada quinze dias, a atividade foi ministrada pela estudante de psicologia, Lana Marques da Luz e contou com 10 encontros nos quais foram trabalhados quatro eixos temáticos: Projeto de Vida, Autoconhecimento, Orientação Profissional e Mercado de Trabalho.

De acordo com a secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Bianca Bibiani Machado, os conteúdos foram extremamente bem aproveitados pelos adolescentes. “Vemos que a abordagem destes temas ajuda muito os jovens nesta fase de decisões e escolhas. Ficamos felizes com os resultados que já podemos perceber nestes adolescentes”, disse a secretária.

Para concluir o projeto, o Cras preparou uma cerimônia para entrega de certificados aos alunos. O ato contou com a presença do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, do secretário municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Vilson Natálio Silvino e da coordenadora do Cras de Tijucas, Anne Cristine de Melo Pinheiro.

SOBRE A OFICINA

O roteiro dos encontros foi baseado em uma apostila criada especialmente para a oficina. No tema ‘Projeto de vida’, os adolescentes refletiram sobre a importância de planejar o futuro, ter um plano para torná-lo possível e de como traçar estratégias que tornem o processo de decisão mais facilitado. No tópico autoconhecimento eles pensaram sobre a necessidade de se autoconhecer. Além de ser um fator de proteção, o autoconhecimento deve ser visto como facilitador das escolhas pessoais em todos os âmbitos da vida, principalmente no que diz respeito à escolha profissional.

Já no tópico Orientação Profissional viu-se que a escolha de uma profissão permeia diversos fatores pessoais e contextuais e que essa decisão nem sempre precisa ser definitiva, podendo estar de acordo com os desejos e necessidades que o indivíduo vivencia no momento. E no último tema, denominado Mercado de Trabalho, os adolescentes conversaram sobre o conceito de trabalho, receberam orientações sobre elaboração de currículo, de como se portar em uma entrevista de emprego, além dos documentos necessários para a inserção na vida profissional.

Texto: Karina Peixoto | Fotos: CRAS de Tijucas