Crianças do Pré-escolar de Tijucas entregam portfólio de atividades aos pais

14/10/2021 9:38

Pais de alunos do Pré-escolar da Rede Municipal de Ensino de Tijucas receberam o portfólio de atividades desenvolvidas pelos filhos no decorrer de 2021. A nova forma de ensino e avaliação entrou em vigor em abril deste ano para dar uma visão geral sobre os avanços e o desenvolvimento das crianças desta faixa etária.

De acordo com a coordenadora do Pré-escolar de Tijucas, Carla Bianca Azevedo, a avaliação baseada em portfólios é muito importante, porque mostra o processo de desenvolvimento de cada aluno. “A avaliação baseada em portfólios pode e deve ser feita por todos: pela própria criança, pelos professores e também pelos familiares. Com eles conseguimos verificar os avanços, os progressos e as dificuldades da criança e assim auxiliá-las da melhor forma”, afirma a coordenadora.

O que é portfólio?

É uma coleção de produções da criança, apresentando evidências de sua aprendizagem, possibilitando e documentando o processo de ensino de cada criança. O portfólio propicia a memória dos processos de ensino aprendizagem.

Formação e troca de experiências

Para abordar o tema e trocar experiências de trabalhos desenvolvidos com os portfólios, ocorreu uma formação de professores do Pré-escolar no Anfiteatro Leda Regina, com a professora Marisa Zanoni, mestre em educação.

“Ali as professoras puderam aprender com as experiências que o portfólio é um instrumento de diálogo, escuta e participação. Estamos muito felizes em ter este método implantado em Tijucas”, conclui a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza