Cuidado com a dengue continua mesmo no inverno

25/07/2023 17:48

A chegada do inverno geralmente traz um alívio das doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, entretanto a população deve permanecer alerta. A secretaria de Saúde de Tijucas, por meio da Vigilância em Saúde, volta a reforçar a importância da conscientização e do combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como a eliminação de seus criadouros, durante todo o ano, inclusive no período de inverno.

Apesar das temperaturas mais baixas, a cidade continua tendo novos casos de dengue. Na última sexta-feira (21), a Vigilância em Saúde divulgou um novo boletim epidemiológico, que mostrou um aumento de 13 casos da doença em uma semana. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, as mudanças climáticas têm desempenhado um papel importante no ciclo de vida dos mosquitos.

“Com as mudanças climáticas, as estações do ano não estão mais tão definidas como antes, temos temperaturas baixas em poucos dias, não como antigamente com um inverno de três meses. Como consequência, os mosquitos estão se adaptando e nós continuamos tendo focos do mosquito e casos positivos pra dengue, mesmo no inverno”, comenta a coordenadora Idarleni.

Na estação mais fria do ano, os casos de dengue tendem a diminuir cerca de 60 a 70%. Os relatórios epidemiológicos da Saúde de Tijucas já mostram essa redução no número de casos desde o início do mês de junho. Em períodos mais quentes, o município já registrou aproximadamente 45 casos da doença por semana e agora a média é de 13 casos positivos no mesmo período.

“Estamos numa vertente de baixa de casos e a tendência é diminuir ainda mais até meados de setembro, quando o tempo começa a esquentar novamente e consequentemente temos maior incidência de focos do mosquito. Nós temos um plano de contingência e continuamos no nível zero, ou seja, sem óbitos por dengue no município. No entanto, continuamos com focos do mosquito e já registramos 516 casos reagentes desde o início do ano, mas estamos numa situação considerada confortável, em comparação aos demais municípios da grande Florianópolis. Ainda temos controle de doentes e estamos conseguindo fazer visitas domiciliares através dos agentes de endemias”, explica a coordenadora Idarleni.

Prevenção continua

A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte, caso não seja tratada adequadamente. Por isso, a Vigilância em Saúde do município continua pedindo apoio da comunidade para o combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya e seus criadouros. De acordo com o secretário de Saúde, Vilson José Porcincula, cada morador deve fazer sua parte e verificar seu quintal, eliminando a água limpa parada.

“É fundamental evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas e garrafas, que são locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Embora o inverno seja geralmente associado a uma redução nas preocupações com doenças transmitidas por mosquitos, os novos casos de dengue neste período são um alerta para a importância contínua da prevenção. O mosquito Aedes aegypti não dá trégua, e todos devemos adotar medidas preventivas e estar cientes dos riscos para combater essa ameaça à saúde pública. Contamos com a colaboração de toda a sociedade para enfrentar a dengue”, pede o secretário.

Algumas medidas importantes incluem:

Eliminação de Criadouros: Verificar e eliminar qualquer local que possa acumular água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas vazias e recipientes. Esses lugares são os principais criadouros do mosquito.
Uso de Repelentes: Mesmo no inverno, é essencial utilizar repelentes regularmente, especialmente em áreas onde a circulação do mosquito é mais comum.
Proteção das Residências: Instalar telas de proteção em portas e janelas e usar mosquiteiros em camas podem ajudar a impedir a entrada do mosquito em ambientes internos.

Atenção aos sintomas

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

Denúncias

Além de cuidar para não acumular água limpa parada em seu quintal, você pode denunciar algum local que não está sendo devidamente cuidado pelo proprietário. Ligue para (48) 9 9117-9696 e faça sua denúncia.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação