Temporariamente indisponível
13/11/2024 12:00
Após 16 encontros e mais de 50 horas de oficinas teóricas e práticas, foi encerrado o primeiro Curso de Carpintaria Naval para crianças e adolescentes de Tijucas, com um total de 10 alunos participantes, entre 12 e 17 anos.
A iniciativa buscou apresentar conceitos de carpintaria naval e despertar nos jovens uma possibilidade de formação e trabalho com alta demanda de mercado. O curso objetivou ainda capacitar os alunos a construírem e montarem peças em madeira para barcos, como: mastros, retrancas, cunhos, remos, verdugos e demais peças estruturais, funcionais e decorativas.
Realizado na Colônia de Pescadores Z 25 de Tijucas em parceria com o Estaleiro do Vitor, na Santa Luzia, o curso foi conduzido pelos construtores navais Ezequiel e Vitor Lucinda. A formação abrangeu a teoria básica de madeiras, como estrutura, características de resistência e durabilidade, além dos tipos de madeira para as aplicações em barcos, bem como técnicas de colagem, laminação e fabricação de peças em madeira (como cortar, lixar e dar acabamento, e ainda ancoragem, colagem e montagem com parafusos).
“O que estamos buscando é ampliar o olhar das nossas comunidades sobre a cultura tradicional pesqueira, a economia envolvida na temática, expandindo ainda a sensibilização artística e cultural integrada à economia do Rio e do Mar de Tijucas. É um resgate e fortalecimento de fato da nossa tradição”, explicou o engenheiro de aquicultura Thiago Manenti Martins.
A ação foi promovida pela Associação Caminho das Águas através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tijucas (CMDCA). Para 2025, estão previstas novas turmas para jovens, mas também adultos e idosos.
“Fico feliz e extremamente orgulhoso desta iniciativa que integra os projetos do FIA, a nossa pesca artesanal e a colônia de pescadores, que foi uma das maiores obras da nossa gestão. Parabéns a todos os envolvidos neste lindo projeto e em especial aos jovens que buscaram este conhecimento como forma de preservar nossas tradições”, finalizou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.
Texto: Thiago Martins e Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil