Curso de Carpintaria Naval para jovens está com inscrições abertas em Tijucas

27/05/2024 15:18

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de carpintaria naval para adolescentes de até 17 anos. A iniciativa busca apresentar conceitos de carpintaria naval e despertar nos jovens uma possibilidade de formação e trabalho com alta demanda de mercado.

O curso ainda tem por objetivo capacitar os alunos a construírem e montarem peças em madeira para barcos, como: mastros, retrancas, cunhos, remos, verdugos e demais peças estruturais, funcionais e decorativas.

As aulas terão início no dia 08 de junho e se estenderão até o mês de agosto, num total de 50 horas de duração. As aulas serão realizadas sempre aos sábados, das 09h às 12h, na Colônia de Pescadores Z25 de Tijucas, contando com os irmãos Ezequiel e Elizeu Lucinda, do Estaleiro do Vitor, como instrutores.

A formação abrange a teoria básica de madeiras (estrutura, características de resistência e durabilidade, tipos de madeira para as aplicações em barcos), técnicas de colagem e laminação e fabricação de peças em madeira (como cortar, lixar e dar acabamento, ancoragem, colagem e montagem com parafusos).

A ação é promovida por um projeto subsidiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tijucas (CMDCA).
Para realizar as inscrições e obter mais informações, os interessados devem ir até a Colônia de Pescadores Z-25 de Tijucas, localizada na Rua 13 de Junho, nº 13, bairro Praça das 7h às 13h.

Texto: Thiago Martins | Arte: Divulgação