Defesa Civil divulga informações meteorológicas e hidrológicas para Tijucas

17/11/2023 16:49

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Boletim de Gestão de Riscos para o período de 17 a 19 de novembro, destacando condições meteorológicas e hidrológicas que demandam a atenção da população. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, é fundamental ressaltar que as informações não buscam causar alarme, mas sim promover a consciência e a prevenção.

“É crucial ressaltar que as informações divulgadas têm como principal objetivo promover a consciência e estimular a prevenção na nossa comunidade. Não buscamos criar alarme, mas sim fornecer dados claros e orientações para que todos possam tomar medidas preventivas adequadas. Juntos, podemos estar preparados e minimizar os impactos dessas condições adversas", afirmou a coordenadora Sheila.

Temporais e chuva intensa

Para o período de 17 a 18 de novembro, o órgão prevê a ocorrência de temporais e chuva volumosa. No domingo, dia 19, os temporais serão isolados. As áreas em amarelo do mapa apresentam risco moderado para eventos como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais, ocasionados por uma frente fria.

Alagamentos, enxurradas e inundações

De sexta-feira (17) a domingo (19), há risco muito alto de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste, especialmente nas Bacias dos Rios do Peixe, Uruguai e Itajaí-açu. Nas regiões do Litoral Sul, Oeste e Extremo-Oeste, o risco é considerado alto, enquanto nas bacias do Litoral Norte e Planalto Norte, é baixo.

Fluxo de detritos e deslizamentos

Durante o mesmo período, existe um risco alto de deslizamentos nas áreas em laranja do mapa, associado aos temporais, e risco muito alto nas áreas em vermelho, devido aos acumulados associados às enxurradas e fragilidade no escoamento de água no solo. As causas principais são o acúmulo de chuva, temporais e enxurradas.

Previsão para a próxima semana

Na segunda-feira, 20 de novembro, a chuva dará uma trégua no estado, retornando na terça-feira (21) na forma de temporais isolados. A chuva mais abrangente está prevista para chegar na quarta-feira (22), associada a uma nova frente fria.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil enfatiza a importância de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. Além disso, a situação hidrológica deve ser monitorada diariamente, pois pode variar de acordo com o acompanhamento dos níveis dos rios.

Em caso de emergências acione o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Defesa Civil pelos números:
•199
•(48) 3263-8159