Temporariamente indisponível
02/01/2014 16:41
De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, persiste a condição de pancadas de chuva em SC entre quinta-feira (02), sexta-feira (03) e manhã de sábado (04), devido ao ar quente e úmido e à aproximação e passagem de uma frente fria.
Nesse período, temporais ocorrem de forma bem distribuída pelo Estado. Nesta quinta-feira (02) os temporais estarão acompanhados de queda de granizo isolado e vento forte, de 60 a 70km/h. Na sexta-feira (03), a frente fria provoca chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, especialmente na madrugada e manhã, com maiores acumulados em áreas próximas à divisa com o RS.
Na sexta-feira (03) o acumulado de chuva varia de 20 a 60mm na maioria da regiões, com acumulados mais significativos no Litoral Sul (de 50 a 80mm) e ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte (de 80 a 100mm).
Já na madrugada e manhã de sábado a chuva se concentra na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, no Planalto Norte e principalmente no Litoral Norte com acumulados próximos a 60 e 70mm.
AVISO METEOROLÓGICO: a chuva prevista para os próximos dias deve totalizar acumulados localizados que podem superar 100mm no Litoral, especialmente entre sexta-feira e manhã de sábado ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, e Litoral Norte. O acumulado pode chegar a 170mm. A chuva forte e o volume significativo em pouco tempo podem provocar alagamentos e deslizamentos. (Fonte: Epagri/Ciram)
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
(Texto: Defesa Civil do Estado)
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil