Dengue está sob controle em Tijucas graças a um trabalho conjunto entre Saúde e comunidade

29/04/2021 12:22

Um conjunto de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas em parceria com a comunidade tem trazido resultados positivos no trabalho de combate à dengue no município.

Além da vistoria constante das equipes de endemias, a prefeitura realizou limpeza de bocas de lobo, sanitizou vários pontos da cidade e ainda contou com auxílio dos moradores nas ações preventivas, evitando a proliferação do mosquito nas residências.

De acordo com o secretário de saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, esta colaboração dos moradores tem sido fundamental.

“Se compararmos os dados de hoje com o mesmo período do ano passado, vemos que Tijucas está, neste momento, em uma situação bastante controlada, porém, os cuidados ainda precisam ser mantidos. O período mais crítico já passou, mas precisamos continuar contando com a colaboração de todos para evitar o surgimento de focos e, consequentemente, do mosquito Aedes Aegypti”, diz o secretário.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Tijucas tem hoje 111 focos do mosquito (sob monitoramento da equipe de Dengue), 5 casos confirmados, 3 sob investigação e 2 casos importados (pessoas que se contaminaram em outras cidades).

LIMPEZA DE BOCAS DE LOBO

Ainda segundo o secretário, o trabalho de limpeza e manutenção das bocas de lobo, realizado em parceria com a Secretaria de Obras e o Samae, também tem sido essencial neste controle. A ação foi desenvolvida no ano passado (2020), quando Tijucas teve um surto de dengue, chegando a 268 casos confirmados, porém, felizmente, sem nenhum óbito registrado.

“É todo um trabalho de prevenção que tem dado muito certo e que certamente, por recomendação do prefeito, será repetido neste ano”, afirma o secretário.

Para tirar dúvidas sobre a dengue ligue para (48) 3263-7076. Em caso de denúncias sobre locais onde pode haver focos da doença, utilize a Ouvidoria Municipal que pode ser acessada pelo site da prefeitura. A denúncia é anônima e encaminhada diretamente ao setor responsável para fiscalização.

Acompanhe aqui um vídeo do Secretário de Saúde falando sobre o assunto.

Texto: Karina Peixoto Silva | Arte: Larissa Souza