DENGUE: Saúde de Tijucas solicita auxílio da população para eliminar focos do Aedes Aegypti

03/03/2021 11:02

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Vigilância Epidemiológica em Saúde, volta a reforçar a importância da conscientização e do combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como a eliminação de seus criadouros. Neste período do ano, em que há grande proliferação do mosquito, a atenção com o transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya deve ser redobrada.

De acordo com Joseane Ternes, coordenadora de endemias de Tijucas, cada morador deve fazer sua parte e verificar seu quintal, eliminando água limpa parada. “Olhar o seu pátio diariamente para eliminar depósitos de água, ver se a caixa d’água está completamente fechada e as calhas limpas... Todos os anos falamos e relembramos as mesmas atitudes, mas se não vemos um resultado diferente significa que os cuidados não estão sendo praticados devidamente. Por isso pedimos a atenção de todos quanto a isso, é muito importante”, afirmou a coordenadora.

Números

Até agora, o município de Tijucas não tem nenhum caso confirmado de dengue, zika ou chikungunya, mas conta com 77 focos ativos do mosquito Aedes Aegypti. O Centro e o bairro Universitário já são considerados infestados pelo mosquito. Os bairros Areais, Praça e Joáia também têm números expressivos de focos do Aedes Aegypti, mas ainda não são considerados infestados.

“Quase todos os bairros da cidade possuem focos do mosquito. O grande problema que vemos é que a maioria dos focos foram encontrados em residências, não em terrenos baldios ou áreas privadas. Isso significa que os cuidados com água limpa parada não estão sendo praticados. Solicitamos auxílio da população para eliminar a água limpa acumulada nas residências”, ressalta Idarlene Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

Denúncias

Além de cuidar para não acumular água limpa parada em seu quintal, você pode denunciar algum local que não está sendo devidamente cuidado pelo proprietário. Acesse o site da prefeitura (www.tijucas.sc.gov.br) e faça sua denúncia na Ouvidoria Municipal. Para que a denúncia tenha validade é preciso fazer o cadastro, mas fique tranquilo, pois os dados são mantidos sob total sigilo.

“Já estamos em período de calamidade pública devido a Covid-19, tivemos números preocupantes de dengue no ano passado e por isso não podemos deixar que aconteça de novo. Cada um precisa fazer a sua parte para que não tenhamos uma nova epidemia de dengue em nosso município. Nossa equipe de endemias continua visitando e orientando a população, mas sem a colaboração da comunidade não será possível o combate eficiente ao mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte em sua casa”, finaliza o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde