Dia 03 de junho será feriado de Corpus Christi

27/05/2021 8:55

Na próxima quinta-feira (03) será celebrado o Corpus Christi. Em Tijucas, a data é considerada feriado e é regulamentada pela lei municipal 2662/2016.

Na sexta-feira não haverá ponto facultativo e por isso haverá expediente normal nas repartições públicas de Tijucas.

SERVIÇOS NO FERIADO

As coletas de lixo, tanto comum como seletiva, serão mantidas normalmente na quinta-feira (03).

Na saúde, as unidades básicas estarão fechadas no feriado, havendo atendimento somente no Pronto Atendimento 24 horas. Todas as unidades voltam ao expediente normal na sexta-feira (04).

Já a tenda COVID funcionará normalmente, mesmo durante o feriado.

SOBRE O CORPUS CHRISTI

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória.