Temporariamente indisponível
19/05/2023 15:45
Na noite desta quinta-feira (18) ocorreu um evento marcante em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa foi organizada pela Administração Municipal de Tijucas, através das secretarias de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos; Saúde, Educação, além do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil; do Projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Polícia Militar.
Integrantes da rede de apoio que envolve professores, conselheiros tutelares e assistentes sociais estiveram no Anfiteatro Leda Regina de Souza ouvindo especialistas no tema. A promotora de justiça da comarca de Tijucas, dra. Mirela Dutra Alberto foi uma das palestrantes do evento.
As palestras abordaram diversos temas, desde os sinais de alerta até os efeitos psicológicos nas vítimas. Também foram discutidas as ações em andamento para combater essa violência, tanto por parte do poder público quanto de organizações não governamentais.
“O evento mostrou que é fundamental enfrentar esse problema, dialogar sobre o assunto e buscar soluções efetivas para proteger nossas crianças e adolescentes. Unidos, podemos fazer a diferença na luta contra o abuso e a exploração sexual infantil”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.
Laila Elis da Silva, 3º sargento da Polícia Militar do quartel de Tijucas, da Rede Catarina de Proteção a Mulher, e Rosely Steil, presidente do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil também palestraram na ocasião. O evento também contou com a presença dos secretários municipais de Saúde e Educação de Tijucas, Vilson José Porcincula e Deise Juliana Silveira respectivamente.
Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil