"Dia D" da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Tijucas

07/05/2021 14:57

O "Dia D" da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (08) em Tijucas. Todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina estarão abertas das 8h às 17h para imunização do público-alvo. Podem ser vacinadas gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos e também profissionais de saúde que trabalham em locais cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir às UBSs do bairro Areias, Praça, Joáia ou para o Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. No caso das mulheres grávidas, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas.

Alertas

Todos que fazem parte do grupo estão aptos para tomar a vacina contra gripe, porém existem algumas recomendações. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, quem estiver apresentando sintomas gripais deve esperar o fim dos sintomas para se vacinar. Outro alerta é para os profissionais que tomaram recentemente a vacina contra a Covid-19.

“Neste momento de pandemia, a prioridade é a vacina contra o Coronavirus. Então, se a pessoa recebeu a CoronaVac, a recomendação é que ela primeiro tome as duas doses e, apenas 14 dias depois, seja vacinada contra influenza, pois o prazo entre as doses da CoronaVac é mais curto. Já para quem for tomar a vacina AstraZeneca, como há um intervalo de 90 dias entre as doses, a pessoa pode tomar a vacina contra influenza 14 dias após a primeira dose, sem problemas. Os profissionais de saúde devem se atentar para o intervalo entre as vacinas”, destacou Idarleni.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação