Distribuição de calcário para agricultores de Tijucas deve aumentar a produtividade das lavouras

09/03/2021 11:20

Os produtores rurais de Tijucas agora podem contar com um incentivo do Governo Estadual para aumentar a produtividade das lavouras. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural já começou a distribuição de calcário que deverá ser usado para correção de solo e incremento da produção agrícola.

A distribuição de calcário é uma das linhas de apoio do “Programa Terra Boa” em Santa Catarina. Cada agricultor poderá retirar até 30 toneladas do produto. Ao todo, serão distribuídas, no Estado, 300 mil toneladas divididas em duas modalidades: via cooperativa ou direto das mineradoras.

“Cabe à secretaria de Agricultura buscar e levar até a propriedade do agricultor este importante insumo. Caso o produtor precise que espalhe o calcário, utilizando o equipamento do município, deve entrar em contato com a secretaria para agendar a hora de uso, bem como o trator”, esclarece o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini.

Sobre o calcário

O calcário é fundamental para correção do solo e aumento de rendimento nos plantios. É importante lembrar que o calcário deve ser usado após uma análise do solo, que irá indicar a quantidade apropriada do insumo a ser aplicado.

De acordo com Renato Guardini, engenheiro agrônomo da Epagri Tijucas, os produtores rurais interessados em participar do Programa Terra Boa devem procurar o escritório local da Epagri e posteriormente a secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizados na avenida. Hercílio Luz, n. 400 - Centro de Tijucas.

“De forma geral os solos catarinenses são ácidos e o calcário tem grande importância para neutralizar essa acidez, aumentando a absorção de nutrientes. Tudo isso implicará no aumento de produtividade na grande maioria das culturas comerciais”, explica Renato.

Cota de calcário para Tijucas

Ao todo 550 toneladas de calcário serão destinadas aos agricultores de Tijucas, mas para receber o insumo, alguns pré-requisitos devem ser observados pelos produtores rurais do município.

1.São beneficiários do programa, todos os agricultores enquadrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF);
2.Produtores que estejam investindo em melhoramento de pastagem;
3.Tenham feito uma análise de solo recente (há 2 anos) e
4.Ter inscrição estadual de produtor rural (Bloco de Nota de Produtor).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3263-1133 ou (48) 3665-5757.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação