Emissão da Carteira de Identidade Nacional começa dia 08 de março

24/02/2023 10:40

A Administração Municipal de Tijucas, por meio do Posto de Identificação da Polícia Científica de Santa Catarina, comunica que a partir do dia 08 de março a unidade de Tijucas, assim como todas as demais unidades de atendimento de Santa Catarina, dará início as operações de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Conforme o decreto nº 10.977/2022, todos os estados brasileiros têm até o início de março para implantar o novo documento, criado no ano passado pelo Governo Federal.

Para finalizar os ajustes nos sistemas, está bloqueado o agendamento por meio do site até o dia 28 de fevereiro. No período de 02 a 07 de março o atendimento na unidade local será restrito à retirada de documentos e ao esclarecimento de dúvidas sobre a emissão da carteira de identidade. No entanto, no dia 1º de março o agendamento para emissão da CIN já estará disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br, possibilitando agendar os atendimentos normalmente para o dia 8 de março.

A pausa nos serviços externos será fundamental para a reprogramação dos sistemas de atendimento atuais e impressão dos últimos documentos no modelo atual (conforme Decreto nº 9.278/2018), referentes aos atendimentos já realizados.

Cabe reforçar que não é necessário ter pressa para renovar o documento, salvo casos de real necessidade. Além da grande semelhança das informações já inseridas no documento atualmente emitido em Santa Catarina, que desde 8 de novembro de 2021 já utiliza o número do CPF como número único da carteira de identidade, os modelos de carteira de identidade anteriores são válidos até 1º de março de 2032, conforme artigo 25 do decreto n. 10.977/2022.

O Posto de Identificação de Tijucas está localizado no piso superior do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito, que fica à Rua Jacob Lameu Tavares, número 100, atendendo das 7h15 às 13h, nas salas 07 e 08.

Em caso de dúvidas ligue para (48) 3263-7407 ou envie mensagens de texto para o WhatsApp (48) 99181-3892.

Saiba mais sobre a nova CIN aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação