Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Temporariamente indisponível

Encontro estratégico conecta empresários de Tijucas a programas de incentivo

3 horas atrás


A Prefeitura de Tijucas promoveu, na noite da última segunda-feira (23), um encontro estratégico voltado ao fortalecimento do setor empresarial do município. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, reuniu empresários locais, representantes do Governo do Estado, secretários municipais e vereadores para apresentar oportunidades de incentivo e fomento à economia.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, acompanhado de sua equipe técnica, que detalhou iniciativas voltadas ao desenvolvimento das empresas catarinenses. Também estiveram presentes o prefeito Maickon Sgrott e o vice-prefeito Rudnei de Amorim, reforçando o apoio da administração municipal às ações de incentivo ao empreendedorismo.

Durante a reunião, foram apresentados programas essenciais para a expansão e sustentabilidade dos negócios, como PRODEC, PRÓ-EMPREGO, JURO ZERO, PRONAMPE — incluindo a linha PRONAMPE BRDE —, além das iniciativas ENERGIA BOA, PEACESC e SC BEM+SIMPLES. Os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os técnicos do Estado.

O encontro também contou com a participação do SEBRAE, que apresentou o programa Simplifica Tijucas, iniciativa voltada à modernização e desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no município. Entre as ações já implementadas, destaca-se a aprovação da Lei Complementar nº 124/2025, alinhada à Lei da Liberdade Econômica, que estabelece normas de simplificação, modernização e transformação digital no licenciamento de atividades econômicas.

Outro avanço em andamento é a implantação da viabilidade automatizada, que permitirá a análise automática da possibilidade de instalação de empresas em determinados endereços, tornando o processo mais ágil e seguro. O programa também prevê novas etapas, como a dispensa de alvará para atividades de baixo risco, autodeclaração para atividades de médio risco, automatização de cadastros, alterações e baixas empresariais, além da integração com a Vigilância Sanitária.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Loisiane dos Santos, o encontro representa um passo importante na consolidação de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo em Tijucas.

A ação reforça o compromisso da administração municipal em estimular o desenvolvimento econômico, promovendo a integração entre o poder público e o setor produtivo, além de incentivar a geração de emprego e renda no município.

© 2026. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil