Equipes do IBGE ainda encontram dificuldades para coletar dados em Tijucas

26/10/2022 9:35

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (26) com a coordenadora do Censo do IBGE no Vale do Rio Tijucas, Indira Cirilo Lemos. O secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim e a diretora de Comunicação, Karina Peixoto, também participaram da reunião.

Na ocasião, o prefeito buscou informações sobre o andamento do Censo em Tijucas e segundo a coordenadora, até o momento 33% do município já respondeu à pesquisa e outros 38,5% estão em andamento.

“Os recenseadores ainda estão encontrando muita dificuldade na coleta dos dados. Algumas pessoas se recusam a responder e muitas não são encontradas na residência, mesmo com nossas equipes fazendo visitas aos finais de semana. O prazo de coleta das informações já foi prorrogado em todo o país e acredito que se persistirem essas dificuldades, a data final da pesquisa terá que ser adiada novamente”, disse.

O IBGE trabalha hoje em uma sala cedida pela administração municipal, no terminal rodoviário, onde há toda a estrutura solicitada para atuação dos recenseadores. Durante o encontro o prefeito colocou a prefeitura mais uma vez à disposição do instituto.

“Tijucas está com a contagem populacional muito defasada desde o último censo. Nos últimos anos recebemos um número muito grande de novos moradores e precisamos ter estes dados atualizados. Com estes dados em dia o município elabora as politicas públicas e garante a vinda de recursos de acordo com sua realidade. Por isso precisamos que toda a nossa comunidade colabore e receba os recenseadores para responder o Censo”, disse o prefeito.

MORADORES PODEM AGENDAR ATENDIMENTO

Nos casos em que a pessoa fica a maior parte do dia fora de casa, a pesquisa pode ser agendada previamente. Basta ligar para (48) 99812-4155 e solicitar o agendamento. A resposta à pesquisa é rápida e se concentra apenas nos dados para contagem populacional e perfil dos moradores (idade, rendimentos e outros dados) que serão utilizados somente pelo IBGE.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva