Escola municipal de Tijucas se destaca por boas práticas na gestão educacional

30/08/2023 9:31

A Escola de Ensino Fundamental Osmário Giacomossi de Tijucas, da localidade de Nova Descoberta, foi pré-qualificada para receber o “1º Prêmio Lume: escola referência”, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública municipal de Santa Catarina.

Requisitos

O regulamento do prêmio avalia o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação; assim como analisa o desenvolvimento de experiências educacionais inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão.
Além disso, são analisadas as escolas que incentivam a participação e a troca de experiências entre profissionais da educação na realização de projetos inovadores e criativos para a educação pública, formando uma rede de boas práticas e, por fim, a valorização da atuação de estudantes, profissionais da educação e comunidade, em prol da educação pública.

Como a escolha aconteceu

A escolha das escolas nesta etapa acontece via sistema, entre unidades de redes municipais que ofertam Ensino Fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC.

O ICMS Educação é calculado a partir dos indicadores educacionais das redes públicas municipais, entre eles, proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos.

Será premiada uma escola de cada uma das seis mesorregiões do Estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul), a partir de três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas. A escola de Tijucas foi escolhida na primeira etapa.

Premiação

O evento para a entrega do Prêmio Lume será realizado durante o 6º Fórum TCE Educação, que ocorrerá em Chapecó, nos dias 17 e 18 de outubro. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberão certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. Todas as escolas classificadas na etapa de validação também receberão certificado de reconhecimento.

Sobre o prêmio

A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019, coordenado pelo TCE/SC, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Santa Catarina, e composto por outras nove instituições:

• Assembleia Legislativa (Alesc);
  • Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação;
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);
  • Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);
  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC);
  • Conselho Estadual de Educação (CEE/SC);
  • União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC);
  • Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto: Patrícia Ferreira |Foto: Divulgação